Jovem de Timbó morre após ser levado por corrente de retorno em São Francisco do Sul (SC)

A mulher que estava com ele foi resgatada com sinais leves de afogamento. Já o corpo da vítima fatal foi localizado no fim da tarde de domingo (29/12).

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

A notícia da morte por afogamento do jovem de 23 anos, trouxe luto para as pessoas próximas do morador de Timbó (SC). O incidente aconteceu na tarde deste domingo (29/12/24) na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, e serve como um alerta para os riscos das correntes de retorno, comuns em muitas praias.

Difíceis de identificar, elas podem surpreender banhistas e arrastá-los rapidamente para o mar, exigindo atenção redobrada ao entrar na água, especialmente fora das áreas monitoradas por guarda-vidas.

 

Identificado como Andrews Conti, ele estava acompanhado de uma mulher de 21 anos, quando decidiram tomar um banho de mar a cerca de 1 quilômetro afastados do Posto 6 dos guarda-vidas. Em determinado momento, ambos foram arrastados por uma forte corrente. Enquanto a jovem foi resgatada por outros banhistas apresentando sinais leves de afogamento – como espuma na boca e nariz –, a vítima fatal não conseguiu retornar à superfície.

Testemunhas rapidamente acionaram os guarda-vidas, que chegaram ao local utilizando um quadriciclo. O Corpo de Bombeiros mobilizou uma operação de busca com apoio de jet-ski, bote inflável e a aeronave Arcanjo-03. O corpo de jovem foi encontrado no final da tarde, a aproximadamente 500 metros do ponto onde ele desapareceu.

A tragédia reforça a importância de procurar sempre por sinalizações nas praias e evitar áreas não supervisionadas. Isso se aplica ainda mais em regiões com histórico de correntes de retorno. Não há informações se no local havia sinalização sobre os riscos.

 

Imagem ilustrativa de uma corrente de retorno.

O que são correntes de retorno?

As correntes de retorno são fluxos estreitos e rápidos de água que se movem da praia em direção ao mar aberto. Elas costumam se formar em áreas entre bancos de areia ou próximo a estruturas como pedras e píeres.

Visualmente, podem ser identificadas como uma área de água mais escura, com poucas ondas ou até mesmo espuma se movendo em direção ao mar. Esse tipo de corrente pode atingir velocidades que superam a capacidade de nado de uma pessoa, mesmo sendo experiente.

Como agir?

Caso seja arrastado por uma corrente de retorno:

  1. Não entre em pânico. Mantenha a calma para economizar energia.
  2. Evite nadar contra a corrente. Tente nadar paralelamente à praia até sair da corrente e, só então, volte em direção à areia.
  3. Peça ajuda. Levante os braços e chame a atenção dos guarda-vidas ou de outras pessoas na praia.