A manhã de quinta-feira (14/03/24) foi marcada por um encontro singular para Sylvio Zimmermann, Secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau. Um jovem carpinteiro alemão, recém-formado e em uma jornada de aprimoramento profissional e pessoal.
Louis, está imerso em uma tradição milenar que o levou a cruzar o oceano Atlântico, de carona em um veleiro, da Europa até São Luís do Maranhão, em uma aventura que busca não apenas a expansão de seus conhecimentos técnicos, mas também uma profunda conexão com as culturas e as tradições dos lugares por onde passa.
Guiado por histórias sobre a preservação da língua alemã e a arquitetura enxaimel em Blumenau, procurou a Secretaria de Cultura para registrar oficialmente sua chegada à cidade, uma etapa importante de sua viagem. Com um cumprimento em alemão e uma curiosidade visível em seus olhos, ele expressou a intenção de encontrar algum trabalho que lhe permitisse, além de praticar sua arte, mergulhar ainda mais nas tradições locais, em troca de acomodação e alimentação.
A acolhida de Louis em Blumenau transcende o simples ato de hospitalidade. Ela reflete o reconhecimento e a valorização das tradições artesanais e da importância da troca cultural. A partir de março, ele colaborará com Paulo Volles, mestre artífice, construtor e restaurador de casas enxaimel. Atuando profissionalmente desde 2008 e já realizando mais de 50 obras na técnica.
Segundo o secretário Sylvio, Louis se adaptou rapidamente ao país, aprendendo português em apenas dois meses de interação com o povo brasileiro e lendo a obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Sua história é um testemunho vivo da capacidade humana de adaptação e desejo de aprender e crescer através das experiências vividas.
Paulo Volles e Louis | Foto: Sylvio Zimmermann