Sete jovens atletas, entre 12 e 16 anos, do time de base do basquete feminino viajaram na sexta-feira (9/02/18) rumo à cidade de Saragoça, no norte da Espanha. O objetivo é fazer um intercâmbio esportivo de 15 dias, em que participarão de treinamentos, para conhecer melhor as técnicas espanholas. O país é referência mundial no esporte.
Elas foram acompanhadas de cinco mães e da ex-jogadora Bruna Heloísa Rodrigues, que agora trabalha como técnica desse time de base. De acordo com Péricles Espíndola, pai de Yasmin, de 14 anos, e que preside há quase 3 anos a Associação de Pais das jogadoras de basquete feminino, o investimento nessa viagem por atleta é de aproximadamente R$ 7 mil. Nenhuma delas foi patrocinada, todo valor foi bancado pelos próprios pais.
Esse intercâmbio começou através de um contato com Helen Cristina Santos Luz, de 45 anos, ex-jogadora de basquete da seleção brasileira entre 1992 e 2010, e campeã mundial em 1994. Helen já jogou no time Filtros Mann Zaragoza, e sua irmã Cintia, também jogadora, chegou a trabalhar em Blumenau. O marido dela é espanhol e intermediou o contato com a equipe de Saragoça.