Jean Kuhlmann troca PSD pelo Republicanos e assume Coordenação Regional no Médio Vale

Ex-deputado oficializa filiação em 10 de fevereiro, em Blumenau.

Foto: divulgação

O ex-deputado estadual Jean Kuhlmann oficializará sua filiação ao Republicanos no próximo dia 10 de fevereiro, em Blumenau. Ele deixa o PSD e, além de ingressar na nova sigla, assumirá a Coordenação Regional do partido no Médio Vale do Itajaí. O Republicanos na cidade é presidido pelo vereador Egídio Bechauser.

A movimentação faz parte da estratégia do partido para fortalecer sua base em Santa Catarina, com foco nas eleições de 2026. O presidente estadual da sigla, deputado federal Jorge Goetten, destacou que a chegada de Kuhlmann reforça a construção de uma nominata competitiva para a disputa eleitoral.

“Nosso objetivo é eleger de quatro a cinco deputados estaduais em 2026. Jean é um nome de peso e pretende voltar ao cenário político como pré-candidato a deputado estadual, caso essa seja a decisão da Executiva do partido em Blumenau, em conjunto com o presidente Egídio”, afirmou Goetten.

A filiação de Kuhlmann se soma a outras adesões estratégicas ao Republicanos. No dia 10 de janeiro, o suplente de deputado estadual Gerri Consoli também ingressou na sigla e assumiu a Coordenação Regional no Alto Vale. “Estamos consolidando uma base forte no Vale do Itajaí para 2026”, acrescentou Goetten.

O evento de filiação marca mais um passo do Republicanos na ampliação de sua presença no estado, mirando maior representatividade nas próximas eleições.

Trajetória de Jean Kuhlmann

Jean Jackson Kuhlmann, nascido em 29 de abril de 1975, em Blumenau, é formado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde presidiu o diretório acadêmico de Administração. Possui pós-graduação em Administração Pública pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG) e FURB, além de especialização em Gestão Pública na Alemanha.

Iniciou sua carreira política como vereador de Blumenau, eleito em 2000 e reeleito em 2004, alcançando a maior votação para o cargo na história de Santa Catarina. Em 2006, elegeu-se deputado estadual pelo Partido da Frente Liberal (PFL), sendo reeleito em 2010 pelo Democratas (DEM) e em 2014 pelo Partido Social Democrático (PSD).

Em 2007, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Em 2016, foi candidato a prefeito de Blumenau, chegando ao segundo turno.