Itajaí disponibiliza um portal com “Rede de Apoio à Pessoa Idosa”

Além de dados sobre violência ao idoso, há formas de denúncia e a geolocalização dos serviços de saúde. 

Foto: Prefeitura de Itajaí (SC)

Em Itajaí, 63% das pessoas idosas que sofrem violência, estão em residências. Quase metade (45%) desses crimes são praticados pelos próprios filhos das vítimas, sendo a maioria dos casos 53%, estão relacionadas à negligência e abandonos, enquanto 17% são violência física e 15% de violência moral.

Os dados foram coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)1, do Ministério da Saúde (MS), referente aos casos notificados em 2022. Esses e outros dados estão disponíveis em uma nova ferramenta para prevenção e combate à violência, com formas de denúncia e a geolocalização dos serviços de saúde.

Foto: Prefeitura de Itajaí (SC)

O projeto criado pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV) lançou o Portal Rede de Apoio à Pessoa Idosa, disponível direto no site rededapessoaidosa.itajai.sc.gov.br e pelo aplicativo Conecta.í (Android e iOS) que complementa os recursos oferecidos através de celulares.

O recurso tem como objetivo fornecer suporte e assistência abrangente para pessoas idosas que estão em situação de violência na cidade. Também estão disponíveis dados e publicações informativas sobre o assunto.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica/Vigilância das Violências e tem como base a plataforma ArcGIS.