Blumenau pode ter sua malha cicloviária ampliada. O projeto de integração do sistema de ciclovias foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e compreende cinco lotes. Com ele nossa cidade ganhará 36 novos quilômetros de ciclovias, que serão integrados aos 76 já existentes. O projeto prevê, ainda, 23 paraciclos e nove bicicletários, totalizando 32 pontos para que os ciclistas possam guardar suas bicicletas.
A novidade irá beneficiar os bairros Água Verde, Centro, Escola Agrícola, Fidélis, Fortaleza, Itoupavazinha, Itoupava Central, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Passo Manso, Salto Weissbach, Velha e Victor Konder. Serão investidos R$ 18 milhões, através de financiamento obtido junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II Mobilidade Médias Cidades.
O primeiro lote de obras compreenderá os bairros Fidélis, Itoupava Central e Itoupavazinha. O valor para estes bairros já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e aguarda apenas a conclusão do processo licitatório. Segundo Cássio Botolotto, diretor de Planejamento Viário, esta é a primeira vez que há no município um investimento deste porte para ciclovias. “Entendemos que a malha cicloviária e o uso da bicicleta são fatores que compõem parte fundamental da solução para mobilidade urbana, por isso, estamos trabalhando para garantir que Blumenau seja mais humanizada para os ciclistas”, salienta.
A Diretoria de Planejamento Viário atuará em parceria com a Secretaria de Obras a fim de garantir a qualidade e a fiscalização da implantação das ciclovias. Os projetos são desenvolvidos pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano e a execução dos trabalhos esta sob gestão da Secretaria de Obras. Se você quiser dar a sua sugestão para as novas ciclovias ou para as já existentes, mande um e-mail para blumob@blumenau.sc.gov.br.
Fonte: SECOM/Blumenau