Inventario Florístico Florestal de SC integra base de dados global

Mapa-global_dados

 

O Inventario Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC), projeto institucional da FURB, financiado pela FAPESC, estabeleceu novas parcerias internacionais. Desde o final de 2015, passou a integrar o sPlot Consortium do German Centre for Integrative Biodiversity Research (iDiv) das universidades Halle, Jena, Leipzig e Bayreuth, na Alemanha.

Trata-se de uma inciativa que mantém um grande banco de dados de vegetação terrestre, unindo dados brutos de bancos regionais de 130 países. Integrar dados de mais de 1.100.000 parcelas instaladas em todas as zonas biogeográficas é um grande desafio; a padronização dos dados e consolidação deste Meta-banco foram concluídas em dezembro de 2015, tornando sPlot o maior e mais abrangente projeto desta natureza, com mais de 127 milhões de registros.

Os dados armazenados são acessíveis aos pesquisadores associados para realização de estudos continentais e globais, enquanto estudos regionais e locais estão restritos aos próprios pesquisadores responsáveis pelos bancos regionais associados. Os dados armazenados consistem em dados georeferenciados de ocorrência e abundância das espécies, além de suas características funcionais, tais como densidade da madeira, área foliar, teores de nutrientes, altura potencial, tamanho de frutos e sementes.

O banco do IFFSC, armazenado no sistema SINFLOR é o único banco regional do Brasil e um dos poucos da América do Sul a fazer parte, como mostra o mapa. Dados do IFFSC são frequentemente requisitados para cooperações, sendo procurados pela sua qualidade, seu detalhamento e sua coleta sistemática, portanto não tendenciosa, em todo o território catarinense, com base numa grade de pontos amostrais com distancia de 10x10km entre si.

A partir de agora, os dados compilados permitem fazer estudos globais sobre a relação da vegetação com variáveis ambientais e a modelagem de possíveis alterações diante as mudanças climáticas em todos os biomas e com detalhamento e confiabilidade inéditos.

O Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina é um trabalho pioneiro no Brasil. As pesquisas foram feitas entre os anos de 2007 e 2011 e tudo está catalogado em seis volumes. Os estudos trazem detalhes sobre a biodiversidade de cerca de 30 mil quilômetros quadrados de florestas de Mata Atlântica.

O IFF-SC é uma parceria entre Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), financiado pela Fapesc. Mais de 160 técnicos das três instituições participaram da primeira fase do projeto, ocasião em que todo o trabalho de campo foi catalogado.

Conheça a versão impressa no site oficial do programa.

Texto: Giovana Pietrzacka | via FURB