Usuários de diferentes bancos enfrentaram dificuldades para realizar transferências via Pix nesta sexta-feira (7/02/25). O problema não foi pontual: uma falha na rede do Sistema Financeiro Nacional causou instabilidades e impediu que muitas transações fossem concluídas.
O Banco Central (BC), responsável pelo Pix, afirmou que seus sistemas operaram normalmente, mas que algumas instituições tiveram dificuldades de acesso devido a problemas na rede que conecta os bancos ao órgão regulador. Planos de contingência foram acionados, e a normalização ocorreu gradativamente ao longo da tarde.
Reclamações dispararam
A falha foi percebida rapidamente pelos usuários e refletiu no volume de reclamações registradas pelo site Down Detector, que monitora falhas em serviços digitais. Os primeiros relatos surgiram pouco depois das 12h30, e o número de queixas disparou às 13h17, quando foram contabilizadas 1.519 reclamações em apenas um minuto.
Depois do pico, as queixas começaram a diminuir, chegando a 172 por volta das 14h17. Para comparação, em um dia normal, o serviço registra cerca de uma reclamação por minuto sobre o Pix.
Entre os bancos afetados estavam Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.
Apesar do transtorno, o BC garantiu que a situação foi resolvida ao longo da tarde e que as operações via Pix voltaram ao normal.
Fonte: Agência Brasil
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