INSS começa a devolver descontos indevidos a aposentados e pensionistas nesta segunda (26/05)

Mais de R$ 290 milhões serão estornados diretamente junto ao pagamento regular dos benefícios; beneficiário não precisa solicitar.

Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira (26/05/25) os valores descontados indevidamente como mensalidade associativa na folha de pagamentos de abril. Ao todo, mais de R$ 292 milhões serão devolvidos.

Segundo o INSS, a devolução será feita automaticamente junto ao pagamento dos benefícios, no período de 26 de maio a 6 de junho. Os valores não foram repassados às entidades associativas e retornarão aos beneficiários por decisão do governo federal.

📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.

A cobrança indevida ocorreu porque, embora o INSS tenha determinado o fim desse tipo de desconto no final de abril, a folha de pagamentos daquele mês já havia sido processada. Por isso, os valores foram descontados normalmente entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Os beneficiários não precisam tomar nenhuma providência para receber o estorno, garante o INSS. O valor será creditado no mesmo canal utilizado para o pagamento dos benefícios, seja conta bancária ou cartão magnético.

Para casos em que o desconto indevido tenha ocorrido antes de abril, o segurado deve registrar um pedido pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135. O instituto vai acionar a entidade envolvida para comprovar a autorização do desconto. Se não houver comprovação, os valores deverão ser devolvidos pela entidade ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário.

O INSS também alertou sobre tentativas de golpe. As informações oficiais sobre benefícios são repassadas exclusivamente pelo portal Meu INSS.

Outra mudança recente é que, desde a última sexta-feira (23), quem deseja contratar empréstimo consignado com desconto direto no benefício precisará realizar identificação biométrica na mesma plataforma online. O passo a passo, pode ser conferido em um arquivo PDF disponibilizado pelo Governo Federal, que você pode baixar, clicando aqui.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky