Inicia a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e multivacinação

 

 

 

 

Por Nicolle Esthal

Nesta segunda-feira (5/10/20), a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau inicia a Campanha Nacional de Multivacinação 2020 do Ministério da Saúde (MS), inclusive contra a poliomielite. A ação acontece até o dia 30 de outubro e pretende imunizar contra a pólio, cerca de 15 mil crianças com idades entre um e cinco anos, reduzindo o risco de reintrodução do poliovírus selvagem e atualizar as cadernetas de vacinação de crianças de um ano a adolescente menores de 15 anos.

O dia “D”, quando ocorre a mobilização nacional, acontecerá no sábado, dia 17 de outubro, quando as unidades com sala de vacina ativa estarão abertas (você pode acessar a lista dessas unidades aqui). Em razão da pandemia de COVID-19, a Prefeitura de Blumenau adaptou a logística da ação. Sendo assim, durante a semana, pela manhã as unidades de Estratégia Saúde da Família irão atender agendamentos realizados por telefone ou na própria unidade de saúde. Já no período da tarde, os atendimentos serão voltados apenas a agendamentos feitos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura. As salas de vacinação dos ESF’s estarão abertas das 8h30 às 11:30 e das 13h15 às 15:30h. Enquanto os Ambulatórios Gerais (AGs), irão atender os agendamentos online em período integral.

É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação das crianças e estar com ela em mãos no dia de vaciná-las. O intuito do MS é possibilitar o acesso às vacinas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), atualizando a situação vacinal, melhorando as coberturas vacinais, diminuindo a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

O que é a poliomielite?

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a pólio é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. O vírus afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade e é transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um meio comum (água ou alimentos contaminados, por exemplo) e se multiplica no intestino. Os sintomas iniciais são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dor nos membros. Uma em cada 200 infecções causa paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os acometidos, 5% a 10% morrem quando há paralisia dos músculos respiratórios.