Indaial tem um caso de meningite e dois suspeitos que aguardam os exames laboratoriais

 

 

Nos últimos dias foram detectados no Hospital Beatriz Ramos (HBR), de Indaial (SC), três casos suspeitos de meningite que encontram-se em investigação,  um deles já confirmado por exames laboratoriais.  O Secretário da Saúde do município, Alexandre Dalabrida, esclarece que apesar dos casos, ainda não há risco de surto da doença.

“Para caracterizar um surto deve-se considerar a incidência maior do que dez casos/100 mil habitantes (em municípios maiores que 30 mil habitantes) e a ocorrência de pelo menos três casos com cultura positiva para o mesmo sorogrupo”, esclarece Dalabrida, lembrando que toda a cautela é importante.

A administradora do hospital, Adriane Ferrari, orienta que a unidade seja procurada prioritariamente nos casos de urgência e emergência, inclusive para evitar risco de disseminação da doença. Se houver necessidade de atendimento ambulatorial, a população pode procurar atendimento as unidades de saúde dos bairros, durante o dia. Fora desse horário, a orientação é se dirigir ao Pronto Atendimento do Sais, no bairro Tapajós, que funciona de segunda a sexta, das 18h às 23h45.

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), o qual pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

Os sintomas de meningite mais prevalentes são febre alta, vômitos em jato, dor e rigidez da nuca, confusão mental ou comportamental e convulsões. Deve-se procurar atendimento médico imediato em caso de o usuário apresentar esses sintomas.