Incêndio em fábrica de papel mobiliza bombeiros de Indaial e Blumenau

As chamas queimaram cerca de 140 fardos de papel reciclado e outros 30 de celulose.

Imagem: Cristiano Silva/ Rádio Menina

O Corpo de Bombeiros Voluntários foi acionado às 10h39 desta quinta-feira (22/08/24) para combater um incêndio na Indústria de Papéis IPEL, localizada na Rua Dr. Blumenau, no bairro Encano, em Indaial (SC).

Segundo a corporação, as chamas estavam concentradas no final do estoque em um depósito de papel reciclado da empresa. O incêndio queimou cerca de 140 fardos de papel reciclado e outros 30 de celulose.

A brigada interna já havia iniciado o combate, e o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau também deslocou uma guarnição para prestar apoio, já que a empresa fica próxima à divisa entre os dois municípios. Felizmente, o fogo já estava controlado, e o esforço foi direcionado para retirar o material queimado, evitando uma reignição.

Trabalharam na ocorrência 35 bombeiros, e foram utilizados cerca de 300 mil litros de água. De acordo com o comandante Evandro Vinotti, dos Bombeiros Voluntários de Indaial, o incêndio foi considerado de pequenas proporções em relação ao tamanho da fábrica.

É importante destacar que materiais como papéis propagam as chamas com muita facilidade. Em nota, a IPEL informou que o incêndio atingiu apenas parte da matéria-prima armazenada, sem causar danos às máquinas ou afetar a linha de produção. Ninguém ficou ferido no incidente.