Por Karin Bendhein
O índice de inadimplência de Blumenau apresentou uma queda de 7,11% em julho, em relação ao mês de junho. Esta é a terceira queda do ano e a maior desde que a pesquisa foi iniciada, em 2015. O índice é calculado pelo Projeto de Extensão Cidadania Financeira no Vale do Itajaí da FURB com base nos dados do SPC da CDL Blumenau.
Para o economista e professor da FURB, Bruno Thiago Tomio, a explicação para esta queda é que as empresas estão fazendo o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, gerando alívio nos orçamentos familiares. “Além disso, como julho foi o último mês para saque do FGTS de contas inativas, deparamo-nos com o maior impacto dessa ação do governo neste índice de inadimplência, que demonstra uma queda muito além do normal”, afirma Tomio.
Comparando com julho do ano passado, conforme mostra o gráfico abaixo, a variação do índice de inadimplência é bem menor em julho deste ano (-2,84% de julho de 2016 ante -7,11% de julho de 2017).
Em relação a quantidade de registros de pessoas que não quitaram suas dívidas e foram inseridas no SPC em julho de 2017, houve uma queda de 44,03% em relação ao mês anterior, que é uma queda bem similar àquela ocorrida em julho de 2016. Sobre os outros dados de registros em Blumenau, o mês de julho de 2017 apresenta variações negativas mensais e anuais significativas. De acordo com Tomio, isto é um resultado muito bom, pois, indica que não há aumento de novos inadimplentes nesses comparativos.
Em relação ao mês anterior, julho de 2017 apresentou um aumento de 27,20% nos cancelamentos de registros. Este é o quarto aumento do ano. O comportamento do indicador neste mês é parecido do que ocorreu em julho de 2016, quando houve um aumento nos cancelamentos de 29,47%.
Para Tomio, destacam-se os seguintes pontos: (1) a variação de cancelamentos (27,20%), e (2) o valor total recuperado pelo comércio, que cresceu 60,44% em relação ao mês anterior e 55,07% em relação a junho de 2016.
O presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, comemora o resultado. “Julho foi um mês muito bom para o comércio de Blumenau, pois houve uma queda expressiva no índice de inadimplência. Além disso, houve queda na quantidade de pessoas inseridas no SPC e aumento de cancelamentos de pessoas que estavam no SPC. Isso mostra a recuperação de crédito pelo comércio”.