Após quatro dias da deflagração de greve por parte do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), a Prefeitura de Blumenau avalia que o balanço foi positivo no que diz respeito à manutenção dos serviços à população. Ao longo da semana, o número de setores afetados pela paralisação reduziu consideravelmente.
Das 123 unidades educacionais do município, quatro fecharam no primeiro dia de greve e apenas uma permaneceu sem atendimento nesta sexta-feira (7/06/19). A direção da unidade, entretanto, já anunciou que retomará o atendimento na segunda-feira, dia 10.
Na Saúde, o impacto também diminuiu. Das 74 unidades de atenção básica, três que haviam fechado para atendimento no início da semana voltaram a funcionar e atualmente 12 ainda permanecem sem atendimento. Já nas unidades que ofertam serviços de forma parcial, o número caiu de 16 para 13 unidades. Os demais serviços municipais não foram impactados.
O município reforça que segue aberto à negociação com o Sindicato, desde que respeitando a situação econômica atual e mantendo a responsabilidade de pagar os salários dos servidores em dia. Reitera-se ainda o apelo para que os serviços essenciais sejam mantidos, de forma que a comunidade não seja prejudicada.
As informações foram passadas por Aline Franzoi Santos Fleith, assessora de comunicação da prefeitura de Blumenau.