Inmetro-SC irá firmar parcerias com Univali, Celesc e Detran-SC

 

Por Andréa Leonora, editora da coluna Pelo Estado

Nesta segunda-feira (5/11/18), o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) vai firmar parcerias com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Celesc e o Detran-SC. De acordo com o presidente do Imetro, João Carlos Ecker, as parcerias têm o objetivo de desenvolver projetos para dar mais agilidade e desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento econômico do estado.

No caso da Univali, a meta é promover vínculos acadêmicos, científicos e tecnológicos nas áreas de Infraestrutura da Qualidade, Metrologia Científica e Industrial, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade, Acreditação e Superação de Barreiras Técnicas ao Comércio.

Já para o Detran-SC, o interesse está no intercâmbio de informações e no desenvolvimento de estratégias para fiscalização dos cronotacógrafos (instrumentos que registram a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido) instalados nos veículos automotores, o que permitirá a aplicação das regras de segurança nas estradas e rodovias federais, estaduais e municipais.

O convênio com a Celesc será uma via de mão dupla. De um lado, o Imetro terá acesso aos dados do sistema de consumidores com permissão para consultas às informações cadastrais. Em contrapartida, o Instituto vai disponibilizar técnicos para a execução de verificações metrológicas de medidores, solicitadas por consumidores, e perícia técnica, solicitadas pela própria Celesc ou consumidores.

O ato de assinatura dos convênios terá a presença dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, da Segurança Pública, Alceu de Oliveira, do presidente do Inmetro Nacional, Carlos Augusto de Azevedo, do presidente da Celesc, Cleverson Siewert, do diretor do Detran-SC, Francisco Wollinger Neto, e do reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho.