O triste cenário, que infelizmente se repete há muitos anos em Santa Catarina, voltou a ser registrado no Vale do Itajaí no mês de dezembro quando as famílias comemoram o Natal. As imagens gravadas pela equipe do helicóptero Arcanjo 03 na manhã desta segunda-feira 5/12 2022 mostra as consequências das fortes chuvas na madrugada em Benedito Novo SC.
O Rio Benedito subiu rapidamente em inundou casas e estabelecimentos comerciais. Segundo a prefeitura, as comunidades de Alto São João, São João, Ribeirão Liberdade, Barra São João, Alto Benedito Novo, Santa Rosa e Centro, foram as mais atingidas.
As aulas da rede pública foram canceladas e a Defesa Civil do município pede que todos permaneçam em locais seguros, até se normalizar a situação. “As doações são sempre bem-vindas, principalmente nesses momentos que a solidariedade se faz necessária. Os itens de maior necessidade são água potável, material de higiene e limpeza, cestas básicas, colchões, cobertores, travesseiros e roupas de cama”, divulgou a prefeitura nas redes sociais.
Em vídeos, é possível ouvir tristes relatos de comerciantes que não conseguiram retirar seus produtos a tempo e tiveram um grande prejuízo. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Intendência da Vila Itoupava, enviará nesta tarde dois caminhões-pipa para o Município de Benedito Novo, para ajudar na limpeza.
De acordo com dados da Defesa Civil, divulgados às 5h22, no Médio Vale, os municípios que registraram os maiores volumes de chuvas em seis horas, foram Rodeio (46,4 mm); Benedito Novo (44,2 mm); Indaial (25,8), Blumenau (29,6 mm); Timbó (22,2 mm); Pomerode (22,2 mm) e Gaspar (17,9 mm).
Confira algumas imagens aéreas dos helicópteros do Arcanjo 03 e da empresa INCAPE (Indústria Catarinense de Papéis), esta última de Benedito Novo. O homem que fala no final do vídeo é Lorivald Beyer, presidente da Cooperativa Geradora de Energia Elétrica e Desenvolvimento de Santa Maria (CEESAM).