O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas para 2.220 vagas em 37 cursos, divididos entre os 15 campi da instituição. O Campus Blumenau oferece 140 vagas, distribuídas entre os cursos de Informática (70 vagas) e Eletromecânica (70 vagas). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pela internet, no site candidato.ifc.edu.br, até 8 de janeiro. O IFC produziu um tutorial de como fazer a inscrição, confira aqui.
Em virtude da pandemia de Covid-19, o processo seletivo não contará com o tradicional Exame de Classificação. Em vez disso, a seleção será por sorteio público, previsto para 14 de janeiro. Cada inscrito receberá um número por meio do qual irá concorrer às vagas. Todas as informações estão no edital, que deve ser lido na íntegra pelo candidato.
Podem participar do processo seletivo aqueles que já concluíram o ensino fundamental ou que irão concluir até o dia da matrícula. O resultado preliminar do sorteio está previsto para 19 de janeiro, e o final, para o dia 27 de janeiro. As orientações para matrícula serão divulgadas em edital complementar, que será publicado ainda em dezembro.
Aos candidatos que não tiverem acesso à internet, o instituto disponibilizará computadores para inscrição. No campus Blumenau, o interessado poderá ter acesso ao computador durante o período de inscrição, que vai de 1º de dezembro a 8 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, na sala D07 (exceto no período de 24 de dezembro a 1º de janeiro, em que não haverá expediente).
Nestes dias e horários, o interessado também poderá tirar dúvidas pelo telefone 3702-1700. O campus ainda dispõe de um e-mail direto para sanar dúvidas: inscricoes.blumenau@ifc.edu.br.
Como funciona o técnico integrado ao ensino médio?
Com duração de três anos, o técnico integrado permite ao aluno cursar o ensino médio – estudando disciplinas como biologia, geografia, história e português – ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No caso de Eletromecânica, o aluno terá ainda aulas de hidráulica, pneumática, metrologia, entre outras.
Já em Informática, o aluno aprenderá programação, redes, engenharia de software, etc. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos na instituição (manhã e tarde). Como é uma instituição de ensino pública federal, os estudantes não pagam para estudar no IFC.
IFC reserva vagas para ações afirmativas (cotas)
O processo de seleção reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública; e subdivide essa categoria, avaliando critérios socioeconômicos e raciais. Também reserva vagas para pessoas com deficiência, e, em alguns campi, para oriundos da agricultura familiar. Caso o candidato tenha dúvidas a respeito das ações afirmativas, pode responder o quiz do IFC (clique aqui), para saber em qual delas deve se inscrever. Também pode assistir aos vídeos explicativos sobre as cotas (clique aqui).
Links importantes:
- Leia o Edital
- Tutorial de como fazer a inscrição
- Faça sua inscrição
- Candidato sem internet: locais e horários para acesso o computador nos campi
- Passo a passo de como será realizado o sorteio público