Uma idosa chamou a atenção na manhã deste sábado (21/05/22) na praia de Bombas, no município de Bombinhas (SC). Dona Maria, de 83 anos, participava da puxada da tainha, como faz todos os anos, afinal é a dona daquela rede.
Nossa colaboradora Susana Bartira Wagner Bilck Venturi estava passando no local e trocou algumas palavras com a idosa. Apesar da pescaria não estar boa, ela demonstrou otimismo, lembrando que em outras vezes é melhor.
A Pesca Artesanal da Tainha (Mugil liza) é patrimônio cultural de Bombinhas e do Estado de Santa Catarina. Durante os meses de maio a julho, os cardumes saem da Argentina, Uruguai, da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, e sobem pela costa brasileira para fazer sua desova.
Os vigias, como popularmente são conhecidos, ficam de plantão nas praias. Ao identificar o cardume no mar, eles avisam os pescadores na praia dando início a um ritual de mobilização comunitária. As “canoas de um pau”, são as embarcações utilizadas para lançar a rede ao mar, que são puxadas da praia pelos pescadores e quem mais queira ajudar.
A tradição teve origem com os indígenas e faz parte da identidade do município, sendo muito mais do que a atividade econômica da qual as famílias tiram o sustento. É uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, história e cultura, repassada de geração em geração.