Por *Susane Bohmann | Médica Veterinária
Bilirubina é o pigmento amarelado predominante na bile, resultado da quebra das hemácias velhas do sangue. O fígado tem um papel central no metabolismo e excreção da bilirrubina.
A icterícia é uma anormalidade frequente em cães e gatos com doença hepática e caracteriza-se pelo acúmulo de bilirrubina no plasma e nos tecidos, gerando coloração amarelada na pele e mucosas. Apesar da doença hepática ser comum, outras doenças também possuem a icterícia como manifestação, confira a seguir algumas causas.
Em cães, pode ser:
- Infecção por bactérias, agentes virais ou parasitárias, como hepatite, leptospirose e vermes.
- Intoxicação por exposição a drogas, produtos químicos, venenos.
- Câncer no fígado.
- Trauma devido a um severo golpe.
- Doença do carrapato.
Em gatos, pode ser:
- Infecção por bactérias, agentes virais ou parasitários.
- Intoxicações.
- Lipidose hepática.
- Doenças infecciosas e sistêmicas.
- Neoplasia.
- Obstrução.
Importante lembrar que sempre que for notado qualquer sinal diferente no animal, leve ao veterinário para o correto diagnóstico e tratamento. Como pode-se perceber, há várias doenças com o mesmo sinal e tratar sem conhecer o verdadeiro diagnóstico é colocar a vida do seu animal em risco.
* Susane Bohmann (CRMV – SC 7779) é médica veterinária formada no Instituto Federal Catarinense (campus Araquari) e Pós-Graduanda em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA (SP). Ela atende na Argos Clínica Veterinária, localizada na Rua Gustavo Zimmermann, nº 5.311, bairro Itoupava Central | Telefone e WhatsApp (47) 99763-6123