Por Fernanda Vieira
No intuito de reduzir a fila de espera, uma parceria entre o Hospital Marieta, e o Governo do Estado realiza um mutirão de procedimentos cirúrgicos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de oito municípios da região da Amfri. As cirurgias gerais e oftalmológicas iniciaram já na semana passada e serão mantidas até o cumprimento da meta estipulada pela Secretaria Estadual da Saúde. Serão realizados cerca de 350 procedimentos cirúrgicos.
A mobilização atenderá exclusivamente pacientes com encaminhamento do SUS para cirurgias gerais ou oftalmológicas. O médico das unidades de saúde da cidade onde mora o paciente é que deverá fazer a solicitação via Secretaria de Municipal de Saúde. As cirurgias serão realizadas de acordo com a quantidade definida pelas comissões bipartite.
“Firmamos um compromisso com o Estado e com os moradores de Itajaí e região. Este mutirão será realizado até cumprirmos o quantitativo firmado entre o município e o hospital”, explica a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mércia Lemes. O mutirão faz parte de um programa dos governos Federal e Estadual, realizado em outros municípios de Santa Catarina.
Referência em diferentes especialidades, o Hospital Marieta responde também pela eficiência em cirurgia geral e oftalmológica e, nesta mobilização, atenderá pacientes de Itajaí, Balneário Piçarras, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luiz Alves, Navegantes e Penha, conforme acordado com o governo.