Os pacientes do Ambulatório de Transplantes do Hospital Santa Isabel agora têm um motivo a mais para se sentirem acolhidos. A partir desta sexta-feira (29/11/24), entra em funcionamento o novo espaço, anexo ao estacionamento do hospital, projetado para oferecer mais conforto, modernidade e praticidade a quem precisa de acompanhamento durante o processo de transplante.
Com 300 m², o ambulatório dispõe de consultórios amplos, sala de coleta, banheiros adaptados, uma recepção espaçosa e um espaço exclusivo para atendimento pela Equipe Multidisciplinar. Mais de 300 pacientes são atendidos mensalmente, recebendo acompanhamento em todas as etapas, desde o pré-transplante até o período pós-operatório.
A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social, farmacêuticos e profissionais de apoio administrativo.
Segundo Saulo Mengarda, Diretor Geral do Hospital Santa Isabel, a abordagem do ambulatório é integrada e personalizada. “Esta é a equipe que está presente durante todo o processo de transplante dos nossos pacientes. O trabalho é baseado no acolhimento, avaliação, preparo, enfrentamento emocional, procedimento cirúrgico e cuidados após a cirurgia. Cuidamos do paciente desde quando ele realiza sua 1ª avaliação ambulatorial, todas etapas do pré transplante, ingresso na fila de espera até o dia em que recebe alta hospitalar, e continua durante o pós-transplante de acordo com a necessidade de cada um”, explica.
Uma homenagem marcante
O novo ambulatório recebeu o nome do Dr. Joarês Luiz Nogara, médico reconhecido como referência em Santa Catarina. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do Serviço de Transplantes de Fígado no hospital e dedicou sua vida à medicina, tendo atuado como chefe de Clínica Médica, Diretor Técnico e fundador do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel. Dr. Nogara faleceu em 2021, deixando um legado de excelência e dedicação.
Uma trajetória de conquistas
O Hospital Santa Isabel, que começou a realizar transplantes na década de 1980 com o transplante renal, é hoje um dos principais centros transplantadores do país. Além de rim, realiza transplantes de fígado, coração, córneas, pâncreas e procedimentos combinados de pâncreas e rim. Entre os marcos históricos, destacam-se:
- 2016: Maior número de transplantes de fígado no Brasil;
- 2017: Reconhecido como Melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina;
- 2019: Premiado pelos melhores resultados em transplantes de órgãos no estado;
- 2022: Marca de 2 mil transplantes renais e mais de 4 mil transplantes no total, sendo o 4º hospital brasileiro com maior número de transplantes de fígado.
Com o novo ambulatório, o Hospital Santa Isabel reforça sua posição como referência em transplantes e reafirma o compromisso com a qualidade do atendimento e o bem-estar dos pacientes. A ampliação não é apenas uma melhoria na estrutura, mas uma continuidade da história de acolhimento e cuidado que faz parte da essência da instituição.