Hospital de Blumenau realiza simulado que põe em prática o plano de evacuação

A orientação é essencial para fortalecer a segurança e a prevenção em emergências

Foto: Suelen Eskelsen [Comunicação HSI]

Incêndios são imprevisíveis, mas podemos nos preparar para lidar com situações que demandam decisões rápidas e certeiras. Foi pensando nisso que o Hospital Santa Isabel, de Blumenau, realizou nesta semana mais um simulado de abandono que põe em prática o plano de evacuação.

A atividade envolveu profissionais de diversos setores que vivenciaram a retirada de pacientes e a identificação das melhores rotas de fuga em diferentes áreas do hospital. O objetivo é deixar todos preparados para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes diante de qualquer situação.

Esse planejamento foi elaborado considerando a realidade do hospital e buscando referências de unidades de saúde em outros estados. Uma equipe de 120 profissionais está distribuída por andares e setores.

Além dos treinamentos e simulados, as orientações são diárias, com a inclusão até mesmo dos pacientes no planejamento de emergência. Um adesivo na pulseira de identificação indica o grau de mobilidade de cada paciente, sendo essa classificação atualizada diariamente pela enfermagem.

Qualquer pessoa dentro do hospital que detecte um princípio de incêndio pode acionar o sistema de alarme interno, com um brigadista sendo designado para confirmar o incidente e iniciar os protocolos. Se confirmado o sinistro, é posto em prática o plano de abandono, com a retirada setorizada dos pacientes e colaboradores, dependendo da localização.

Brigada de Emergência

A presença da Brigada de Emergência do Hospital Santa Isabel é fundamental nos primeiros minutos para avaliar a situação e minimizar danos aos pacientes e à estrutura. Ela identifica onde estão as chamas e agiliza as operações de abandono.

A equipe, composta por colaboradores voluntários, segue as diretrizes do Plano de Abandono próprio da instituição. Além disso, o HSI investe em itens de segurança essenciais, incluindo iluminação de saída, alarme, hidrantes, extintores, escada de emergência, portas corta-fogo e pontos de encontro estrategicamente localizados.

Foto: Suelen Eskelsen [Comunicação HSI]
Foto: Suelen Eskelsen [Comunicação HSI]
Foto: Suelen Eskelsen [Comunicação HSI]
Foto: Suelen Eskelsen [Comunicação HSI]