O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, realizou mais um procedimento inédito em Santa Catarina: Tireoidectomia Robótica. O cirurgião Dr. Eduardo Martignago utilizou o robô-cirurgião Da Vinci Si para garantir mais precisão na remoção de um tumor da glândula tireoide sem incisão invasiva no paciente.
O órgão é responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo e a principal alternativa para o tratamento de câncer de tireoide. Esse tipo de cirurgia oferece menor desconforto no pós-operatório e menos constrangimento com a cicatriz.
Com o robô-cirurgião Da Vinci SI, já foram realizados mais de 350 procedimentos no Hospital Santa Isabel desde 2019. Já são mais de 35 cirurgiões credenciados.
O robô Da Vinci Si, um dos mais modernos do mundo, opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D ampliada em dez vezes. As especialidades mais beneficiadas são: urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal.
A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia. Para atuar no Programa de Cirurgia Robótica, toda equipe é capacitada para manuseio do equipamento.
Para o paciente, uma cirurgia robótica resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de pouca cicatriz cirúrgica. O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel começou em 22 de julho de 2019, com um procedimento de endometriose numa paciente de 32 anos.
Com informações de Gabriel Silva, do Hospital Santa Isabel.