Hospital de Blumenau aplica nova metodologia terapêutica na cardiologia intervencionista

Metodologia-nova_Hospital-Santa-Isabel

 

O Hospital Santa Isabel realizou no setor de Hemodinâmica nesta quarta-feira (24/02/1)6, uma nova metodologia terapêutica na Cardiologia Intervencionista chamada TAVI, ou implante percutâneo valvar aórtico. Este procedimento, ainda pouco divulgado e inédito em nossa região, serve para atender pacientes portadores de estenose aórtica (EAo) grave com contraindicação à cirurgia de troca valvar ou que presentam um alto risco cirúrgico.

Os doentes com estenose da válvula aórtica têm um risco acrescido de morte súbita e sendo assim a cirurgia de substituição da válvula aórtica se faz necessária, permitindo uma melhoria sintomática e um ganho de sobrevida. Infelizmente nem todos os pacientes portadores desta doença grave sobreviveriam a um procedimento cirúrgico comum, onde é necessário abrir o tórax do paciente para realizar o procedimento de implante de uma válvula.

Com a ajuda do avanço tecnológico, nesta nova metodologia é realizada a introdução de um cateter na virilha do paciente que permite o acesso ao coração e o implante de uma nova válvula, desta forma menos invasiva e agressiva, o procedimento apresenta menores riscos.

Para realizar este novo tipo de tratamento é necessário o trabalho e acompanhamento do chamado “Heart Team”, ou seja, uma Equipe Multidisciplinar formada por Hemodinamicistas, Cirurgiões Cardiovasculares, Cardiologistas, Anestesistas e Enfermeiros, que neste caso foi formada por Dr. Adrian Kormann, Dr. Frederico Ultramari, Dr. Marcelo Farinazzo, Frederico Di Giovanni, Dr. Rafael Maestri, Dr. Altair Fiamoncini, Dr. Guilherme Azevedo, Dr. Edson de Freitas, Dr. Philipp Mendes Lawall, acompanhados pelo médico convidado Dr. Rogério Sarmento de Porto Alegre, dos enfermeiros do setor de Hemodinâmica Clovis Darolt, Rejane Diesel, Káthia Rodrigues e do técnico de enfermagem Osni Padilha Correa.

A paciente tratada ontem no Hospital Santa Isabel com este procedimento inovador, está evoluindo muito bem e tem previsão de alta hospitalar no início da próxima semana.

Texto: Leticia Venera