Nesta manhã de quarta-feira, dia 1° de julho, após o susto do temporal de ontem (30/06), os funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (SMC) começaram a fazer o levantamento dos estragos. Nos prédios da sede que incluem o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e complexo do Museu da Família Colonial, aproximadamente 700 telhas ficaram quebradas.
Além disso, parte da estrutura da varanda do Museu da Família Colonial precisará ser trocada, informou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos. “Um poste de energia no pátio foi derrubado. Várias árvores caíram dentro do terreno. Calhas e telhas foram arrancadas. Museus, Auditório Carlos Jardim e o Mausoléu Dr. Blumenau também foram afetados pelo vendaval”, completa.
A estrutura do telhado do banheiro localizado aos fundos do museu precisará ser trocada. “Felizmente nenhum item dos acervos foi danificado. A estrutura começou a ser limpa na manhã de quarta-feira por profissionais do setor de manutenção e servidores. Agora vamos aguardar para ver quando poderemos proceder com a substituição das telhas e iniciar os reparos”, concluiu Rodrigo Ramos. As informações foram divulgadas pela prefeitura de Blumenau.