A Polícia Civil prendeu dois homens nesta quinta-feira (29/08/24) envolvidos com o tráfico de drogas no Vale do Itajaí. Um deles, de 30 anos, estava com mandado de prisão em aberto após ser condenado a uma pena de 9 anos e 8 meses em regime fechado.
Ele não tinha mais como recorrer (trânsito julgado), e a sentença foi dada pelos crimes de tráfico de drogas, confiar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada e furto. O homem foi conduzido até a sede da Divisão de Investigação Criminal (DIC) para os procedimentos cartorários e, depois, ao Presídio Regional de Blumenau.
A segunda prisão ocorreu em uma residência localizada no bairro Tapajós, em Indaial (SC). Os policiais da DIC cumpriam um mandado de busca e apreensão domiciliar, além de prisão temporária, e localizaram aproximadamente 5,2 kg de maconha, duas munições de calibre .38 e diversos objetos utilizados no tráfico de drogas.
O homem de 34 anos foi levado primeiro à sede da DIC para os procedimentos de praxe e, depois, ao Presídio Regional de Blumenau. Esta última ação fez parte da 3ª fase da Operação Planalto 1, que cumpriu 15 mandados de prisão e 41 de busca e apreensão em Indaial, Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Rio Negrinho e também em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A operação envolveu os policiais civis da Delegacia de Combate às Drogas (DECOD), da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (DECRIM), da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, que prestaram apoio ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACO) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).