Na noite desta terça-feira (2/07/24), aconteceu o tradicional evento que traz as novidades da 39ª Oktoberfest Blumenau a 100 dias do evento. Mas desta vez teve um toque especial, afinal há 40 anos, mais precisamente em 1984, foi realizada a primeira edição do que iria se tornar a maior festa alemã das Américas.
Na entrada, diversos painéis luminosos homenagearam pessoas que fizeram parte da história, alguns já falecidos. Subiram no palco Ingo Penz (Chopp Motorrad), Carlos Schlemper (organizador dos primeiros desfiles), Luiz Cé (criador do Vovô Chopão), Sílvio Cordeiro (distribuidor da Brahma), Hans Schadrack, Emílio Schramm e Sérgio Souza, que participaram das primeiras reuniões para a organização da festa. Ex-prefeitos do município também foram convidados, mas somente Victor Fernando Sasse (1990 – 1992) compareceu, já que os outros estavam com problemas de saúde ou agenda.
Os paineis também homenagearam Ellen Budag (primeira rainha), Harold Letzow (embaixador da Oktoberfest), Dalto dos Reis (prefeito quando a festa começou), Hilário Torresani, Rikobert Döring (Banda Cavalinho Branco) e Antônio Nunes (ex-secretário do Turismo). A animação da noite ficou por conta da Banda Champagne, que há anos anima os foliões.
Além dos homenageados, que vão desde antigos prefeitos a pessoas que fizeram parte da organização e comissão da festa, jornalistas, influenciadores, autoridades e demais convidados conheceram as novidades desta edição. A solenidade foi comandada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e pelo secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, e contou com a presença do secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva.
Senti falta do reconhecimento ao trabalho do ex-secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck, responsável por mudanças importantes na Oktoberfest. Entre as que se destacam foi a construção do Setor 4, antigo Biergarten, normas mais rígidas quanto à entrada gratuita de pessoas trajadas tipicamente, edições seguidas com lucro, entre outras.
Na oportunidade também foram servidos diversos pratos aos convidados que farão parte da gastronomia da 39ª Oktoberfest. Desde batatas fritas, hamburguer com pato, até Bratwurst, entre outros. As imagens de alguns deles estão nas fotos abaixo.
Novidades
Como primeira novidade, este ano teremos o 1º concerto na história da festa, com quatro apresentações da Orquestra da Câmara de Blumenau na Oktoberfest, nos dias 13, 16, 21 e 24 de outubro.
Outra novidade, é o reconhecimento facial. A festa irá utilizar o sistema de acesso nas catracas por reconhecimento facial, sendo o primeiro evento cultural, entre os maiores do Brasil a fazer isso. O sistema é o mesmo utilizado no Allianz Parque e na MRV Arena.
A terceira novidade desta edição, é a Central de Acolhimento, onde a festa terá profissionais especializados para acolher e atender demandas dos nossos visitantes no âmbito de assistência pessoal durante o evento.
Por fim, a 39ª Oktoberfest, terá um programa de eficientização energética, diagnóstico esse feito pela empresa Veolia, sobre consumo de água e energia elétrica, eficiência dos aparelhos de ar condicionado e qualidade do ar no evento. A exibição será feita por meio de painéis dashboard disponíveis ao público.
O acesso dos pets à festa, o Pet Friendly, continua de forma ampliada de segunda a sexta, até 18h. Outra ação que também irá continuar é a Terça Grátis, aumentando para seis dias gratuitos na festa.
A noite também foi marcada pela apresentação da nova cenografia do Camarote Spaten, que neste ano busca celebrar a tradição cervejeira de Brasil e Alemanha e enaltece a força da marca que atravessou o tempo brindando aos melhores outubros desde 1397.
O evento foi finalizado com um brinde entre as autoridades e patrocinadores presentes. Após, o clima de Oktoberfest tomou conta com a apresentação da banda Champagne.
Sustentabilidade
A sustentabilidade seguirá sendo uma bandeira do evento, com a ampliação das ações. Na edição do ano passado, além do compromisso com o plantio de 6,5 mil novas árvores, com a recuperação de uma área de 140 mil metros quadrados, foi recolhido 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizou 100% do lixo gerado na festa. Durante o evento foram recolhidos 128,91 mil toneladas de resíduos, além da coleta de 2.060 litros de óleo das cozinhas do evento.
Uma das novidades do ano passado, foi a distribuição de água ultrafiltrada, uma parceria da Veolia com a Ambev, onde público da festa utilizou mais de 44 mil litros de água, o equivalente a 88 mil garrafas plásticas. Neste ano, teremos novamente a água ultrafiltrada, além do programa de eficientização energética.
Oktobershop
No início deste ano foi assinado o contrato de licenciamento, com duração de 10 anos (120 meses), entre a Prefeitura de Blumenau e o consórcio formado pelas empresas Imply e Ispartner. Com este novo contrato de licenciamento, a Oktoberfest Blumenau reafirma o compromisso com a qualidade, a tradição e a diversão, proporcionando uma experiência memorável para todos os seus visitantes e celebrando a cultura alemã com ainda mais vigor e autenticidade.
A loja oficial da Oktoberfest Blumenau já está disponível, as vendas foram iniciadas com o ícone da festa, o caneco oficial. Na loja, temos três modelos disponíveis: o preto de 1 litro e outro de 500 ml que é o oficial desta edição, e também o bege de 500 ml, que é alusivo aos 40 anos da primeira edição da festa, completados neste ano. Para acessar basta entrar no site do evento.
Acessibilidade
As ações em prol da acessibilidade serão mantidas, principalmente aos cadeirantes, como a disponibilização de cadeiras de rodas elétricas, totens interativos para orientação e transporte para cadeirantes. Este serviço será feito mediante agendamento para cadeirantes, que serão buscados em casa para a festa e depois serão levados em segurança de volta.
Cenografia Oktoberfest
Os quatro setores do complexo terão seus nomes mantidos: o primeiro Munique, o terceiro Blumenau, unidos pelo segundo Spaten, mostrando a conexão entre Brasil e Alemanha por meio da cultura cervejeira. Por fim, o quarto setor, Spaten Platz, espaço das atrações tradicionais e da velha guarda. Do histórico ao contemporâneo, o conceito cenográfico leva os visitantes da festa a uma viagem, cuja narrativa traz como foco principal a força em suas diversas interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o mundo que conhecemos hoje.
A ambientação leva a assinatura da Guru, agência de marketing de experiência de Florianópolis, que há um ano inaugurou uma sucursal na capital nacional da cerveja, especialmente para atender às demandas de seus clientes na Oktoberfest. O escritório de arquitetura Wolff&Pack, com mais de 15 anos de experiência na criação e execução de eventos, é o responsável pelo projeto cenográfico desta edição em parceria com a agência, trazendo um conceito que evidencia o encontro entre a tradição e a vanguarda.
O direcional criativo é centrado na tradição cervejeira, destacando a rica herança cultural da cidade e suas raízes alemãs. Blumenau, com suas profundas tradições germânicas, é o cenário ideal para celebrar a cultura cervejeira, onde Spaten se destaca como uma marca forte e aspiracional. A ambientação combina elementos tradicionais e modernos, criando uma experiência visual que exalta a qualidade consistente, o sabor autêntico, e a conexão emocional com memórias compartilhadas.
Setor Munique: Herança
História, experiência e legado. Essas são as heranças de anos da cultura alemã que fortalecem ainda mais as características do espaço, evidenciando as raízes germânicas da região e enriquecendo a autenticidade do evento.
Setor Spaten: Força
Uma identidade visual inspirada na força de Spaten. Uma presença ícone que atravessa o tempo e se mantém relevante até hoje, não só nas edições atuais da festa, mas como autoridade cervejeira desde a primeira Oktoberfest.
Setor Blumenau: Celebração e tradição cervejeira
Um espaço inteiro conceituado pela riqueza da celebração e da cultura cervejeira. Exaltando a capital nacional da cerveja em suas cores e formas, traz a arquitetura colonial reimaginada, comemorando as conquistas realizadas e alegrias compartilhadas nesses 40 anos de tradição e história da festa.
Spaten Platz: Atemporal
O que é verdadeiramente bom, só melhora com o tempo. Essa é a história que é ilustrada nesta ambientação. Pela composição de elementos que carregam tradição e modernidade, lado a lado, foi criada uma atmosfera única e atual, independente do ano ou do local.
Camarote Spaten
O Camarote Spaten, espaço mais disputado da Oktober, abrirá as portas às sextas e sábados, de 11 a 26 de outubro. Este ano estão confirmadas as apresentações de Pedro Sampaio, Jammil, Israel & Rodolffo, Thiago Martins, Menos é Mais e Kamisa 10 e um time de DJs.
O local terá dois andares, área de shows restrita e ambiente climatizado, além de um amplo terraço que possibilita que o público curta as apresentações com exclusividade e também participe da festividade do Pavilhão Spaten (setor 2 da Vila Germânica). Os ingressos estão disponíveis pelo site e incluem o acesso completo ao evento e ao receptivo do camarote, para troca dos bilhetes e coleta de kits.
Patrocinadores
Além da Spaten, cervejaria oficial da festa, o evento possui outros patrocinadores. Confira os que fazem parte desta edição: Unifique; Bradesco; Havan; Nacional Gás; Intelbras; Close-up; Veolia; Porto; Tirol; Hering; Ventisol; Elo; Vanish;Bem Brasil; Koerich; Hemmer; Ipel; Stuttgart Porsche; Segalas; Imply, Perto Digital; Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo de Santa Catarina.
A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.
Com informações de Camila Sepka, do Parque Vila Germânica