Desde as 9h desta quarta-feira (26/06/24), estava ocorrendo o julgamento de Gleidson Tiago da Cruz, de 41 anos, no Fórum de Blumenau. Ele é acusado de assassinar Giovane Ferreira da Silva de Oliveira, de 29 anos, em frente a um supermercado no bairro Victor Konder.
O Tribunal do Júri condenou Gleidson a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado, pelo crime de homicidio qualificado – por motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O julgamento levou aproximadamente 10 horas, e o réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o crime aconteceu por volta das 18h do dia 3 de novembro de 2023, na Rua Antônio da Veiga, no bairro Victor Konder. O incidente teria começado quando a vítima ofereceu uma paçoca à filha do denunciado, gerando uma discussão.
Segundo o MPSC, o réu foi até seu apartamento, pegou uma faca, retornou ao local e desferiu os golpes na vítima, inicialmente pelas costas. Ao tentar fugir, a vítima teria sido perseguida e esfaqueada até a morte, sem chance de defesa.
O laudo cadavérico revelou que a Giovane sofreu 19 perfurações, que atingiram as regiões do abdômen, costas e cabeça. O promotor de Justiça Carlos Galdino enfatizou a violência que envolveu o crime. A faca utilizada no assassinato ficou “cravada” no tórax de Giovane, e o IGP (Instituto Geral de Perícias) chegou a ter dificuldade para retirá-la.