Vídeos e imagens divulgadas pelo Facebook, mostraram um homem saindo do matagal, nas imediações do Quartel do Corpo de Bombeiros de Blumenau. Acusado pela prática de atos obscenos, o último boletim de ocorrência contra ele foi registrado no dia 30 de maio. De acordo com uma postagem na página do Facebook do 10º Batalhão de Polícia Militar, esse não é o primeiro. No total já são 14 BO´s nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau.
Várias mulheres, em diferentes dias, relataram tê-lo visto se masturbando na região da Rua Henrique Hosang, bairro Victor Konder. De acordo com a publicação da PM, “ele tem várias passagens pela prática de ato obsceno, estupro, posse de drogas e ameaça. Já esteve preso mas está em liberdade provisória! Ficou menos de 1 semana preso por estupro. Sendo preso em flagrante pela polícia!”.
A situação mostra uma triste realidade: com esse histórico de BOs, esse homem continua solto. Será que não representa ameaça à sociedade mesmo? Nos mais de 156 comentários da publicação, o velho questionamento sobre o fato da polícia prender e a justiça soltar. O homem parece se sentir seguro quanto à impunidade.
Uma mulher pergunta: “Vão prender ele novamente quando estuprar alguém? É isso que estão esperando?”. A resposta vem de forma desanimadora para a sociedade pela própria PM: “Sem um mandado de prisão ou um crime em flagrante não podemos prender ninguém. Esse é o Estado de Direito.” E sabemos que a PM também tem suas limitações.
Todos tem seus direitos garantidos pela lei, até que se prove o crime. Ou seja, neste caso, será que não há um crime anunciado? Mas é a lei. E aos que se sentirem motivados a fazer justiça com as próprias mãos, não esqueçam que podem pegar a pessoa errada (ou até a certa) e ainda acabarem presas por agressão. Assuntos de polícia, é melhor deixar com ela.