Um homem de 35 anos deu trabalho para a Polícia Militar na noite deste sábado (27/01/24) no bairro Glória, em Blumenau. A guarnição passava próximo ao local da ocorrência, às 21h30, quando foi avisada que havia uma pessoa com arma de fogo.
Os policiais foram informados sobre as características do homem, e durante a abordagem, foi ordenado que ele levantasse as mãos e virasse. Foi possível visualizar que havia uma pistola preta na cintura, na parte da frente.
Segundo a PM, ainda de costas, ele levou a mão até a cintura, pegou a suposta arma e a soltou no chão. Ao iniciarem a revista no suspeito, ele ofereceu resistência, tomou posição de luta e foi em direção aos policiais, que usaram força física e técnicas de imobilização para detê-lo.
Apesar de tudo, o homem ainda tentou fugir do local usando uma motocicleta Honda NXR150 Bros ESD, mas com o apoio da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), ele não foi muito longe. Após a situação ser controlada, foi possível verificar que a pistola era de brinquedo (simulacro).
De acordo com a Polícia Militar, a esposa dele, uma mulher de 33 anos, esteve presente no local e disse que ele teria ingerido bebida alcoólica e usado entorpecentes. A motocicleta ficou aos cuidados dela.
A PM também informou que durante a abordagem, além de desacatar os policiais com palavras ofensivas, o homem teria cuspiu neles. Inicialmente, ele se recusou a assinar o boletim de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), quando a pessoa tem que comparecer ao Fórum perante um juiz, com data e horário pré-agendados.
Ele foi levado até a Central de Polícia Civil, onde acabou mudando de ideia e assinou. Em seguida, o homem foi liberado.
* Obs: Todas as informações foram divulgadas pela Polícia Militar através do relatório diário enviado à imprensa.