No primeiro compromisso na Alemanha, nesta segunda-feira (24/07/23), o prefeito Mário Hildebrandt, acompanhado do secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, propôs ao governo de Hasselfelde parcerias na educação, na economia e na cultura, visando fortalecer a relação que existe entre as duas cidades. O município alemão é a terra natal de Hermann Bruno Otto Blumenau, está localizado na região central do país e possui diversas referências que remetem à história do fundador da cidade catarinense.
O encontro ocorreu no museu denominado Blumenau-Museum Hasselfeld e contou com a presença do prefeito do município alemão Ronald Fiebelkorn e da bisneta do Dr. Blumenau, Jutta Blumenau. Hildebrandt oficializou aos alemães a intenção de transformar Hasselfelde em cidade-irmã, estabelecendo relações de cooperação em diversos setores entre as duas localidades.
Uma das principais medidas após a formalização do acordo de cidade-irmã seria a revitalização do Blumenau-Museum Hasselfelde. O local contém objetos pessoais e arquivos do Dr. Blumenau, bem como diversas referências à nossa cidade, no Brasil. Atualmente o local compartilha espaço com acervo de Hasselfelde, por isso o objetivo de Hildebrandt é criar um espaço específico, mais moderno e interativo somente com a história do Dr. Blumenau.
“Blumenau já possui uma relação próxima com Hasselfelde, mas queremos fortalecer e estreitar ainda mais essa parceria para que gere resultados econômicos para ambos, da mesma forma como ocorre atualmente com Weingarten, outra cidade-irmã de Blumenau, que já possui parceria com instituições públicas e privadas no Brasil”, afirmou o prefeito.
“Revitalizar o museu, de forma a torná-lo mais moderno o museu também é forma de mostrarmos aos alemães e turistas europeus como Blumenau tem se transformado nos últimos anos, como referência econômica e de inovação para Santa Catarina e o Brasil”, destacou Sylvio Zimmermann.
Na ocasião o prefeito de Blumenau também fez o convite oficial para que os representantes de Hasselfelde visitem a Oktoberfest, em outubro.
Intercâmbio bilíngue
Outra solicitação entregue ao prefeito de Hasselfelde seria a intenção de levar pelo menos quatro alunos e professores de escolas bilíngues de Blumenau para a Alemanha, em um intercâmbio cultural. A escolha dos alunos e docentes se dará por meio de concurso e de notas. A viagem, caso aceita pelo governo de Hasselfelde, ocorreria no início de 2024.
Além da Alemanha, a ideia também é realizar o mesmo intercâmbio com escolas bilíngues em inglês, para a Inglaterra. Lá os alunos terão acesso às cartas de Fritz Müller , encaminhadas a Charles Darwin.
O projeto para os intercâmbios será encaminhado para a Câmara de Vereadores nas próximas semanas.
Fonte: Prefeitura de Blumenau