Com o aumento de casos de Covid-19 em Blumenau, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) solicitou à Blumob que intensificasse a higiene dos veículos do transporte coletivo. A intenção é prevenir a saúde dos usuários e funcionários, o que ajuda, mas não se os ônibus ficarem lotados. Felizmente muitos ainda estão de férias o que reduz o número de pessoas nos ônibus.
Todos os veículos passam por higienização, desinfecção e sanitização completa antes, durante e no final de cada jornada. Segundo a SETERB, foi ampliada a frequência de limpeza de assentos, pisos, corrimãos, maçanetas entre outros itens. O uso de máscara continua obrigatório nos veículos e nos sete terminais de ônibus, além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos, que também está disponível em todos os terminais.
O secretário da Seterb, Alexandro Fernandes, conta que houve ampliação da equipe de limpeza para intensificar diariamente a higienização. “Manter as janelas sempre abertas em todos os veículos, para possibilitar maior circulação de ar; evitar aglomerações e contato próximo; disponibilização de pias para higienização das mãos em todos os terminais; cartazes explicativos nos veículos e terminais são outras ações que estamos realizando”, afirma.
A Seterb também está incentivando o uso do Cartão “Passe Fácil”, que além da rapidez e agilidade na hora de passar na catraca, evita o contato direto com o dinheiro e cobradores. Para fazer o cadastro do cartão de forma on-line, escolher a modalidade de Cartão Comum, preencher os dados solicitados e um e-mail de confirmação será enviado.
O usuário tem a opção de fazer e retirar o cartão na central de atendimento da Blumob, localizada na Rua Ceará nº 47, no Centro. Horário de atendimento da central Blumob é de segunda a sexta-feira, das 8h até 17h e aos sábados, das 8h até 12h.
Sugestões ou reclamações podem ser passadas por meio da ouvidoria da Seterb no telefone 156, opção 3.
Números da Covid-19 em Blumenau
Nas últimas 24h foram registrados 1.050 casos novos de Covid-19, processados 2.202 exames e 437 pessoas se recuperaram da doença. A informação foi divulgada durante a live da prefeitura no final da tarde desta quinta-feira (13) pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Atualmente, há 3.428 pessoas em tratamento (3.406 isolamento domiciliar), das quais 32 encontram-se hospitalizadas, três a mais do que no dia anterior. Desde o início da pandemia, já foram registrados 75.242 casos positivos e realizados 318.770 testes pela prefeitura. Desse total, 71.121, ou seja 94,52% dos infectados, se recuperaram.