Com a chegada do Carnaval, cresce a preocupação com os estoques de sangue nos hemocentros de Santa Catarina. Historicamente, os períodos de feriado prolongado registram uma queda no número de doadores. Ao mesmo tempo, a necessidade de transfusões pode aumentar devido a emergências, cirurgias e tratamentos de pacientes que dependem desse recurso.
Para evitar que os estoques cheguem a níveis críticos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) convoca a população a doar sangue antes da folia.
“Temos percebido variações nos estoques, especialmente nos tipos A e O positivo e negativo, e sabemos que o Carnaval pode agravar essa situação. Precisamos da solidariedade da população para garantir que nenhum paciente fique sem atendimento”, alerta Patrícia Carsten, diretora-geral do HEMOSC.
Prevenção é essencial
Para manter os estoques equilibrados e garantir o atendimento a quem precisa, o HEMOSC reforça a importância de doar antes do feriado. O processo é rápido e seguro, e cada doação pode salvar até quatro vidas.
Quem pode doar?
Para doar sangue, é preciso atender a alguns critérios básicos:
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior;
- Não estar em jejum;
- Ter entre 18 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto;
- Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsável;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto das vestimentas);
- Estar em bom estado de saúde.
Horários de atendimento no Carnaval
Para facilitar a doação antes do feriado, as unidades do HEMOSC funcionarão normalmente até segunda-feira (3/03). Na terça-feira (4), não haverá atendimento externo, e na quarta (5), os serviços voltam ao normal.
O HEMOSC, responsável por 99% da coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina, reforça que todas as unidades do estado estão preparadas para receber os doadores. Os interessados podem conferir o endereço mais próximo e agendar sua doação no site: www.hemosc.org.br.
Antes de cair na folia, tire alguns minutos para doar sangue. Sua atitude pode fazer a diferença e salvar vidas!