Guia Fácil alerta para golpe que está sendo aplicado na praça

golpe-telefone

Há notícias de que algumas empresas da região, inclusive no Litoral, estão recebendo boletos de cobrança e sendo abordados em nome da Guia Fácil Comunicação. A diretoria da empresa informa aos seus clientes que está tomando algumas medidas para alertar como as empresas devem agir para não cair no golpe. Uma das primeiras atitudes foi enviar um e-mail para toda a base de clientes e notas pelas redes sociais informando o que está ocorrendo e dando dicas de como se proteger desse tipo de golpe.

logo-Guia-FacilO diretor e advogado da Guia Fácil, Marcos Aurélio Deschamps, explica que quem estiver em dúvida sobre a veracidade do documento que receber, deve ligar para o 0800 726 1919 para confirmar os dados. Esse golpe existe há diversos anos e em todo o Brasil. Os golpistas transformam empresários em vítimas, oferecendo serviços gratuitos de anúncios usando nomes de listas telefônicas conhecidas. Logo depois, enviam boletos fraudulentos de cobrança para as empresas. O Procon de Blumenau registrou queixas desse tipo no ano passado e o de Balneário Camboriú neste mês de outubro.

Seguem algumas dicas para não cair no golpe:

  • Os responsáveis pelos pagamentos devem ficar atentos quanto ao contrato de publicidade firmado com a Guia Fácil. No contrato, constam informações importantes como forma e data de pagamento, valor da parcela e número de parcelas. Portanto, ninguém precisa ligar pedindo esses dados.
  • Verifique se o documento recebido pelo Correio apresenta a identidade visual (logomarca) da Guia Fácil Comunicação e se ele é do Banco do Brasil ou do SICOOB. Não trabalhamos com outro banco.
  • Caso tenha recebido por e-mail, confira se o boleto foi encaminhado através do domínio @guiafacil (exemplo: sac@guiafacil.com). Se ainda tiver dúvidas, ligue para 0800 726 1919.
  • Jamais informe os dados de cobrança por telefone, nem valores ou vencimentos de títulos pagos ou a serem pagos.
  • Lembre-se que a Guia Fácil só usa o número 0800 726 1919 e não utilizamos serviços de terceiros para cobrança.
  • Não faça nenhum tipo de depósito em conta bancária de quem quer que seja, simplesmente porque estão lhe oferecendo um “descontão” para pagamento imediato.
  • Não acredite em ameaças de que é do Cartório e que vão protestar o título. O Cartório não liga para ninguém.
  • Em se tratando de depósito para a Guia Fácil Comunicação certifique-se que a conta bancária seja de titularidade da Guia Fácil Soluções em Comunicação Ltda.
  • E o mais importante: A Guia Fácil Comunicação não cobra absolutamente nada pelo exemplar da lista telefônica que é distribuído. A fonte de receita são os anunciantes e não há nenhum tipo de cobrança de usuários que não anunciam com a empresa.

Texto: Liliani Bento