Guardas de trânsito socorrem dois homens, um deles morreu

Foto: GMT Vanzuiten
Foto: GMT Vanzuiten

 

Quando pensamos em Guarda Municipal de Trânsito (GMT), a primeira ideia que vem para muitas pessoas são as multas. Mas  nunca imaginamos todas as situações que esses profissionais passam, como aconteceu nesta quinta-feira (19/5/17), quando socorreram duas pessoas, uma infelizmente morreu. Eles recebem treinamento para prestar atendimento de primeiros socorros e esses dois relatos foram passados pelo GMT André Vanzuiten.

Por volta das 18h, ele estava na viatura 1562 junto com junto com o GMT Eduardo. Os dois estavam controlando o trânsito do semáforo no cruzamento entre as ruas Bahia e Benjamin Constant, no bairro Salto. De repente parou um automóvel Ford Fiesta preto, com uma condutora muito nervosa, porque o marido (estava junto) tinha cortado o pulso e estava sangrando muito.  No local do ferimento, havia uma toalha encharcada de sangue.

Os dois guardas imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros, prestaram os primeiros socorros para estancar a hemorragia e levantaram o braço do ferido. Em seguida chegou a viatura dos bombeiros, que continuaram o atendimento e levaram o homem ao hospital. Segundo o GMT Vanzuiten, a esposa agradeceu muito pela ajuda e em seguida acompanhou o marido. Ela explicou aos guardas que a vítima carregava uma geladeira na escadaria, quando ela acabou escapando e causando o corte.

Mais tarde, por volta das 20h45min, os taxistas da rodoviária (o SETERB funciona lá) chamaram os GMT André e Bagatolli, depois que um homem simplesmente caiu enquanto conversava com eles.  Quando chegaram ao local, a vítima apresentava parada cardiorrespiratória. Enquanto foram iniciados os procedimentos de massagem cardíaca, foi comunicado ao SAMU sobre a ocorrência, que chegou em 7 minutos.

Segundo o GMT Vanzuiten, os socorristas  fizeram o possível para reanimar a vítima durante cerca de 25 minutos. Mas infelizmente não conseguiram reverter o quadro clínico e ele veio a falecer no local.

O guarda nos informou que a vítima se chama Valdir Damásio Januário, tinha 60 anos, e era morador do bairro Velha. Ele também trabalhava como motorista de táxi, não na rodoviária, mas em outro ponto. O velório acontece na Capela Mortuária Frei Fulgêncio, no Cemitério São José, onde será sepultado às 16h30min.