Grupo Folclórico Alemão Eintracht completa 30 anos em maio

 

No 3 de maio de 1987, foi fundado no bairro Itoupava Central em Blumenau, o grupo de dança folclórica alemã Eintracht (Eintrachtvolkstanzgruppe). A data será comemorada neste domingo (7/5/17) com um culto na Igreja do Salvador (Confissão Luterana), que fica localizada na Rua Doutor Pedro Zimmermann, nº 10.139, no mesmo bairro.

 

 

É o início das atividades em alusão jubileu de Pérola, cuja programação segue no mesmo dia com o levantamento do “Maibaum” (árvore de maio) em frente do Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, que fica ao lado da igreja. No dia 21, às 11h, acontece um almoço festivo na sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia (ao lado do museu) onde o grupo fará uma apresentação de dança folclórica. O valor é de R$ 40 por pessoa.

 

 

“Pretendemos com estas ações agradecer e comemorar pelos 30 anos de caminhada. No Maibaum estaremos homenageando as bases do nosso trabalho, linkando os trajes históricos de nosso acervo aos homenageados, como o Dr. Blumenau e Sr. Alberto Liesenberg (in memoriam) padrinho cultural do grupo, entre outros. Para o almoço festivo foram convidados grupos folclóricos de toda região e faremos aquilo de que mais gostamos. Dançando contaremos um pouco de nossa história, quer pelos trajes ou pelas danças”, comenta o fundador e coordenador geral do grupo, Hélcio Dieter Liesenberg.

O Eintrachtvolkstanzgruppe é segundo grupo de dança folclórica mais antigo de Blumenau, que tem entre seus componentes professores, contadores, estudantes, aposentados, entre outros profissionais. Os encontros são realizados todos os domingos e eles já se apresentaram em vários Estados brasileiros.

 

 

Anualmente integrantes participam de cursos e pesquisas, com o objetivo de manter a originalidade das danças, dos trajes e para outras atividades. No acervo do grupo, existem seis trajes de diferentes regiões germânicas, mas os preferidos são dois:

  • Miesbacher Tracht – traje de Miesbach, no Sul da Alemanha próximo a Munique, cidade de onde originou-se a Oktoberfest
  • Braunschweigerlandestracht – traje da cidade de Braunschweig, onde viveu o fundado da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau após seu regresso à Alemanha. Também foi nessa cidade que se formou na universidade local.

Programação nos dois domingos de maio:

Dia 7 

  • Culto em Celebração ao Jubileu de Pérola na Igreja do Salvador às 9h. Entrada Franca
  • Levantamento do Maibaum com apresentações da dança folclórica e da Banda Musical Duque de Caxias em frente ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central, Blumenau) às 10h30min. Entrada Franca

Dia 21

  • Almoço Festivo na sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia (ao lado do museu), com almoço, apresentações e tarde dançante. Início às 11h. Valor: R$ 40 por pessoa.