Granulado higiênico de madeira é a nova opção para quem tem gatos em casa

 

Por Silvia Regina

Quem tem por animal de estimação um gato, normalmente, fica na dúvida sobre qual o melhor tipo de material sanitário utilizar para que eles façam suas necessidades fisiológicas. Qual a melhor areia? Com perfume ou sem? Granulada fino ou grosso, ou a sílica é melhor? Há quem misture sal grosso, farinha de mandioca e até papel picado na caixinha.

Na atualidade e, principalmente, com a preocupação ambiental e com a saúde dos bichanos, a alternativa mais acertada é o Granulado Higiênico de Madeira. Não faz mal ao meio ambiente e nem aos animais, além de eliminar o mau cheiro. Sem contar que um saquinho de 2 kg rende o mesmo que um saco de areia de 15 quilos e ocupa bem menos espaço no bagageiro do carro. O granulado pode ser utilizado também para hamsters, coelhos, pássaros, répteis e equinos.

A empreendedora que desenvolveu o produto e já patenteou, Leila Schuls, é proprietária da JJ Pellets, empresa que já trabalha com material ecologicamente correto voltado para caldeiras e restaurantes que utilizam forno à lenha. “Tenho gatos e observei que eles preferiam o granulado no lugar da madeira para fazer suas necessidades, foi daí que resolvi desenvolver um produto totalmente ecológico, livre de fungos e bactérias, que, ao mesmo tempo servisse de sanitário para os nossos bichinhos e também eliminasse o odor e não sujasse as patas deles. Depois de meses de estudo cheguei à versão final do granulado higiênico de madeira”, conta.

Leila explica que os produtos tradicionais contém bentonita e os granulados de sílica possuem produtos químicos que prejudicam o meio ambiente e não podem ser descartados no vaso sanitário. Enquanto que o Granulado Higiênico de Madeira não faz mal nem para o animal e nem para o meio ambiente, pois, pode ser descartado tanto no vaso sanitário quanto em um vaso de flores ou no jardim.

Para que a areia renda, principalmente, quem tem vários gatos, costuma misturar sal grosso e jornal picado. No entanto, o sal prejudica a saúde dos gatos, pois eles costumam se lamber e se tiver sal na patinha, pode agravar, com o tempo, problemas renais, doença comum em gatos. Isso, sem contar que o sal pode causar ressecamento das pantufas e alergias. O jornal picado é igualmente prejudicial visto que contêm produtos tóxicos na tinta, como a amônia. Esse produto em contato com a urina pode causar alergias e até formar feridas nas patinhas.

As areias comuns de construção e de praia não são indicadas visto que podem conter fungos e bactérias. As compradas, assim como o Granulado, passam por processos de higienização para evitar alergias e doenças mais sérias.

O Granulado higiênico é feito a partir do pó de serragem completamente seco e higienizado, por meio de processos modernos. Porém, Leila alerta que existem diversos produtos vendidos como pó de serragem, mas sem controle higiênico e com misturas. O desenvolvido pela JJ Pellets segue um rigoroso controle de qualidade e foi patenteado pela empresa para que não sejam desenvolvidas cópias mal feitas.

Benefícios do Granulado de madeira:

  • Absorve quatro vezes mais a urina do que a areia comum
  • 100% natural
  • Produto e embalagem biodegradável
  • Elimina o mau cheiro
  • Não suja as patinhas do gato
  • PH totalmente neutro
  • Contém 100% de madeira de pinus
  • Produto não perecível
  • Prazo de validade indeterminado