Por Sérgio Antonello (FCB)
A partir do convite feito pela gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB) Mia Avila, a coordenadora do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Rozenei Wilvert Cabral direcionou para o segundo semestre da disciplina de Desenho 2 a possibilidade dos alunos desenvolverem um projeto de painel para a parede da gráfica da Fundação Cultural. Na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, parte do grupo esteve no local para finalizar o trabalho e registrar imagens das coloridas obras que revitalizaram o ambiente.
Levada a proposta para sala de aula, os alunos se debruçaram sobre imagens do espaço e fizeram um brainstorm acerca do que poderiam executar e incluir no projeto do painel. A partir de um briefing, houve uma pesquisa de imagens e o exercício de alguns croquis para estruturar as ideias que vinham alimentando o grupo.
Os universitários pensaram primeiramente na inclusão de artistas locais e algumas estruturas consideradas tradicionais. Mas a escolha recaiu sobre obras de Elke Hering, Guido Heuer, Pedro Dantas, Telomar Florencio, Maestro Geier, Edith Gaertner e construções do Teatro Carlos Gomes, da concha acústica da Prainha, a ponte da estrada de ferro, a torre da Catedral São Paulo Apóstolo e outros elementos que contemplam a história de Blumenau.
Hoje fazem parte da paisagem do local o dirigível que passou pela cidade, a vaca que segundo o folclore fez o desenho da Rua XV de Novembro, as capivaras que se espalham nas margens do rio, os gatos que compõem o cenário histórico do bosque e integram o cemitério, um grafite que remete à Furb, o vapor que circulou pelo Itajaí-Açu e também as enchentes que assolam periodicamente a cidade.
Tudo isso integra a cultura e a história do município. Os desenhos foram executados em cores e aprovados pela Fundação Cultural. A partir da liberação do espaço, os acadêmicos se reorganizaram para a finalização da obra. Voluntariamente, os alunos se dirigiram ao local cercado pela mata para concluírem o painel.
O painel dos alunos faz parte do projeto de revitalização do Horto Botânicoa Edith Gaertner, entregue à comunidade por ocasião da celebração dos 166 anos do município. “O jardim do horto botânico recebeu novas mudas, obtidas e plantadas por Ricardo Hass, e iluminação. O gato Sittah, produzido pelo Grupo Barbotina, painéis artísticos de autoria dos irmãos grafiteiros Chamba e Joba e da Bluap foram pintados nos muros da propriedade que pertenceu ao Dr.Blumenau”, lembra Mia Avila. “O local conta ainda com painel histórico fotográfico, com imagens adesivadas, e painel das helicônias produzido por Cema Raizer e Sueli Freygang. Impossível não ser envolvido por tanta beleza natural, histórica e artística, a gente chega a esquecer que está no Centro da cidade!”.
Quem são os artistas
- Amanda Stefanes Ribeiro
- Ana Flavia Rodrigues Costa
- Ana Paula Marcellino
- Bruno Cordeiro da Rocha
- Edinei Tomelin
- Eduarda Hermes Suchara
- Felipe Augusto Machado
- Gustavo Baseggio
- Izadora da Costa
- Jackeline Pellense Batista
- Jessica Ariana Reinert
- Julia Roos Leite
- Larissa Perini
- Maria Eduarda Doin Gama
- Marili Wessner Schneider
- Mônica Manoela Burghardt da Silva
- Pâmela Regina da Silva Bittelbrunn
- Pedro Gottardi
- Regina Merini Valcanaia
- Thiago Stefanello Felix dos Santos