Governo vai lançar aplicativo para combater os roubos e furtos de celulares no Brasil

Os criminosos estão interessados nos dados das vítimas, como informações bancárias, cartões de crédito e documentos pessoais, que podem ser usados para fraudes e golpes pela internet.

Imagem: OBlumenauense

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai lançar às 15h desta terça-feira (19/12/23)nesta o aplicativo “Celular Seguro”. O objetivo é ser uma importante ferramenta no combate aos roubos e furtos de telefones celulares em todo o Brasil. A iniciativa oferece à vítima a possibilidade de bloquear rapidamente o aparelho, a linha telefônica e até aplicativos bancários.

Disponível tanto na internet quanto em aplicativos para sistemas Android e iOS, o Celular Seguro requer um registro que será vinculado à conta já existente do usuário no portal gov.br.

Um dos destaques desse serviço é a funcionalidade que permite ao usuário cadastrado indicar pessoas de confiança. Essas pessoas designadas terão a capacidade de realizar os bloqueios necessários da linha telefônica em situações de roubo ou furto do celular do titular.

Para a implementação e funcionamento do Celular Seguro, o MJSP conta com a colaboração de diversos parceiros. Entre eles, estão a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), diversas instituições financeiras e entidades privadas. A expectativa com a união de esforços de forma integrada e colaborativa, é aumentar um pouco mais a segurança dos cidadãos e reduzir as incidências de crimes relacionados a dispositivos móveis.

De acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023) lançado, o Brasil registrou 999.223 ocorrências de roubo e furto de celular em 2022, o que representa um crescimento de 16,6% em relação a 2021. A média foi de 2.737 aparelhos subtraídos diariamente.

São Paulo foi o estado com mais casos, com 346.500 ocorrências, seguido por Bahia, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os criminosos estão interessados nos dados das vítimas, como informações bancárias, cartões de crédito e documentos pessoais, que podem ser usados para fraudes e golpes pela internet. Por isso, sempre é essencial pelo menos proteger o seu celular com senhas, bloqueios e aplicativos de segurança.

Em 2022, foram furtados 3.948 celulares e roubados 17.917, totalizando 21.865. Em relação ao ano anterior o número total de crimes aumento em 34,73%.