Governo SC pretende digitalizar 100% dos seus serviços à população em 2022

Dos 334 serviços que podem ser digitalizáveis, ainda restam 99.

Foto: Mauricio Vieira [SECOM/SC]

O governador Carlos Moisés informou que pretende digitalizar todos os serviços oferecidos à população até o fim de 2022, o que permitirá que sejam acessados por celulares ou computadores.

Um processo que iniciou no primeiro semestre de 2019 com a transição dos processos internos para o formato digital, através da implantação do projeto Governo Sem Papel. Em seguida foi lançado o portal SC.GOV.BR, que reúne todas as iniciativas para tornar a prestação de serviços mais simples e sem burocracia.

Por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITI) da Secretaria de Estado da Administração (SEA), tudo que está listado na Carta de Serviços ao cidadão foram revisados. Dos 334 serviços digitalizáveis, 76% já são oferecidos de forma digital, restando 99 a serem transformados até o fim do ano: “Realizamos tratativas com todos os órgãos que prestam serviços digitalizáveis, estabelecendo um plano de digitalização setorial”, explica o diretor da DITI, Félix Fernando da Silva.

Equipes denominadas Células de Digitalização foram criadas para trabalhar nos próprios órgãos responsáveis por cada um desses serviços, contando com o apoio técnico do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC.

O trabalho de digitalização estadual tem sido realizado com a importante parceria do GOV.BR. A plataforma digital do governo federal brasileiro tem sido aproveitada pelo Governo SC, em especial para a identificação e reconhecimento do cidadão. Por meio do portal do Governo Federal, garante-se a autenticidade do acesso do interessado na prestação do serviço. Já são mais de 4 milhões de catarinenses com a sua conta GOV.BR.

“No início da atual gestão, um compromisso que o governador Carlos Moisés assumiu foi transformar 100% dos serviços possíveis de serem prestados digitalmente ao cidadão em serviços efetivamente digitais. E até o final do ano, todo o serviço prestado pelo Governo do Estado que pode ser realizado por meio digital será oferecido dessa forma ao cidadão catarinense”, explica o secretário de Estado da Administração de Santa Catarina, Jorge Eduardo Tasca.

Fonte: Governo de SC