Governo de SC promete concluir primeiro trecho do prolongamento da Via Expressa em Blumenau

Audiência pública na Alesc garantiu compromisso de finalizar ligação até a Rua Theodoro Pasold.

Final do asfalto que dá acesso à Rua Theodoro Pasold | Imagem: Google Maps (Street View) Julho de 2024

O Governo de Santa Catarina assumiu o compromisso de concluir o primeiro trecho do prolongamento da Via Expressa em Blumenau. A promessa foi feita nesta terça-feira (20/05/25), durante uma audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, realizada por iniciativa do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e do superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade.

Segundo os representantes do Estado, a obra foi paralisada devido a erros no projeto original. Agora, a Secretaria de Infraestrutura irá realizar as adequações necessárias para concluir os três primeiros quilômetros do prolongamento, que vão da BR-470 até a Rua Theodoro Pasold. Entre os pontos que precisam ser ajustados estão os acessos à rodovia federal, as cabeceiras do viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf e uma rótula de interseção com a Theodoro Pasold.

Durante a audiência, Napoleão Bernardes ressaltou a importância do anúncio. “Até então, não tínhamos qualquer sinalização sobre a continuidade dessa obra estratégica para Blumenau e toda a região. Agora temos algo concreto: o compromisso com a entrega dos três quilômetros iniciais”, afirmou. Ele também criticou o abandono do local, que se transformou em um depósito de lixo, e cobrou urgência na retomada. “O recurso público precisa ser respeitado. Aquilo que começou tem que ser concluído.”

Já os trechos seguintes, que somam mais 12 quilômetros até a SC-108, no pé da serra da Vila Itoupava, ainda não têm prazo para execução. Segundo o governo estadual, será necessário rediscutir o projeto, que enfrenta entraves como compensações ambientais e indenizações não previstas no plano original. O secretário Jerry Comper afirmou que, com a atualização dos valores, a conclusão total da obra exigiria mais de R$ 600 milhões.

O prolongamento da Via Expressa começou a ser construído em 2014, com investimento previsto de R$ 138 milhões. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana no Norte de Blumenau, especialmente aliviando o tráfego da Rua Dr. Pedro Zimmermann, uma das principais vias da cidade.

Final do asfalto que dá acesso à Rua Theodoro Pasold | Imagem: Google Maps (Street View) Julho de 2024