Governador apresenta Mario Hildebrandt como Secretário de Proteção e Defesa Civil de SC

Ele assumirá o comando da pasta a partir de 31 de janeiro.

Foto: Karol Bonin

O ex-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, foi oficialmente apresentado como o novo Secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (24/01/25). O anúncio, feito pelo governador Jorginho Mello, ocorreu na Casa D’Agronômica, em Florianópolis. Ele irá assumir o comando da pasta a partir de 31 de janeiro, com a missão de enfrentar os desafios das frequentes crises naturais que impactam Santa Catarina, especialmente na região do Vale do Itajaí.

“Quem vive no Vale do Itajaí e conhece Santa Catarina sabe o quanto a Defesa Civil exerce um papel importante na rotina de cada um dos nossos cidadãos. Avançamos muito ao longo dos anos no setor e ainda temos muito a fazer. É para isso que aceitei assumir a gestão da Secretaria”, afirmou Hildebrandt durante o evento. Entre as prioridades estão a continuidade do trabalho de desassoreamento dos rios do Vale e Alto Vale do Itajaí, além da reforma e manutenção das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux, estruturas fundamentais para a prevenção de cheias.

Formado em Administração, Serviço Social e pós-graduado em Contabilidade, Hildebrandt acumula experiência prática em situações de emergência. Seu primeiro contato com a área da Defesa Civil ocorreu em 2008, quando era Secretário Municipal de Assistência Social em Blumenau. Na época, coordenou a operação de abrigar mais de 6 mil pessoas afetadas por deslizamentos causados por uma das maiores catástrofes naturais da história da cidade.

Como prefeito de Blumenau entre 2018 e 2024, Hildebrandt lidou diretamente com os desafios impostos por oito enchentes e mais de 1.700 deslizamentos. Durante sua gestão, garantiu a reforma e o funcionamento dos equipamentos de contenção de cheias no município, além de prestar apoio ao Rio Grande do Sul durante as chuvas que afetaram o estado em 2024.

Apesar da experiência em crises humanitárias e de gestão municipal, Hildebrandt não possui formação técnica em áreas como engenharia, geologia ou infraestrutura, o que será um desafio na condução de uma pasta diretamente ligada a essas áreas. Mesmo assim, sua vivência prática e a gestão de eventos críticos são vistas como trunfos para liderar a Defesa Civil estadual.