A Celesc foi informada por clientes de diferentes regiões do estado, de que eles tem recebido telefonemas e e-mails falsos de cobranças de fatura de energia elétrica. Nas ligações a pessoa alega ser da “4ª Vara Federal” e informa o cliente da Celesc que “há uma notificação por o padrão de energia elétrica não ter sido substituído por um padrão digital”, além de relatar cobrança de débitos e multa junto à Celesc. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso.
Já por e-mail são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras, porém a partir de um domínio que não é da Empresa, cujo beneficiário também não é a Celesc e a instituição financeira para cobrança não é o Banco do Brasil.
A fim de evitar possíveis transtornos originados por golpes, a Celesc reforça que não cobra pendências jurídicas ou comerciais por telefone, nem solicita depósito em conta. Também alerta aos clientes que optaram por receber suas faturas por e-mail para que estejam atentos a alguns detalhes da mensagem que chega em seu endereço eletrônico, como:
- E-mail que enviou a nota deve ser o oficial da Celesc (celesc-fatura@celesc.com.br);
- Banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil;
- Beneficiário do pagamento deve ser Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Nunca clique em links suspeitos e, na dúvida, entre em contato por meio dos canais oficiais de atendimento, clique em Agência Web ou o Chat Online. Se preferir pode ligar para 0800 48 0120 (Comercial) ou 0800 48 0196 (Emergência).