Gincaneiros beneficiam alunos da rede municipal com doação de livros

Gincana-Blumenau_doacao-livros_d_11-8-16
Foto: Jaime Batista da Silva

 

Por Andressa da Silva Peixer

Estimular nos estudantes de escolas municipais o gosto pela leitura. Esse é o objetivo de mais uma prova social da Gincana Cidade de Blumenau (GCB). Nessa 24ª edição do evento, as equipes arrecadaram mais de 80 livros, que serão utilizados pela Fundação Cultural de Blumenau (FCB) para desenvolver um trabalho pedagógico em 10 escolas da rede pública. Depois do trabalho nas unidades de ensino, os livros farão parte do acervo dos projetos de leitura da FCB. A entrega oficial dos exemplares vai ser no dia 17, a partir das 20h, no auditório da Fundação, localizada à rua XV de Novembro, 161, no Centro.

Cada uma das oito equipes que compõe a GCB em 2016 precisou arrecadar pelo menos 10 livros, de acordo com a necessidade determinada pela Fundação Cultural. “O grupo de gincaneiros que angariar mais obras do que o pedido não vai acumular pontos a mais, mas certamente vai contribuir com a qualidade do ensino público”, explica Marcelo Spengler, responsável pela elaboração das provas sociais da Gincana.

O presidente da Liga Blumenauense dos Gincaneiros, Leandro Gouvêa, destaca a importância de intensificar o hábito de ler entre os adolescentes. “As novas tecnologias contribuem para várias formas de contato com a literatura, mas queremos ajudar a resgatar e estimular a leitura de um bom livro entre os jovens estudantes”, ressalta.

Prova do vídeo

Uma das provas mais tradicionais da Gincana é a do vídeo. Nesse ano, a homenagem vai ser para músicos catarinenses, que terão suas canções transformadas em curtas. A exibição dos vídeos produzidos pelas equipes também será no dia 19, na Fundação Cultural, no mesmo momento da entrega dos livros.