Por Felipe Dias [PMB]
Nesta quinta-feira, dia 25, o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), no qual o município de Blumenau está inserido, foi anunciado como um dos vencedores do prêmio “Sasakawa”, que é atribuído aos melhores projetos para redução de riscos de desastres em todo o mundo. O evento ocorreu em Cancun, no México.
A premiação, realizada a cada dois anos, é concedida pela Estratégia Internacional para a Redução de Desastres das Nações Unidas (UNISDR) e pela Nippon Foundation, instituição japonesa. A edição de 2017 contou com cerca de 200 candidaturas.
O Gides foi criado em agosto de 2013, fruto de parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), e contemplou os municípios cariocas de Nova Friburgo e Petrópolis, além de Blumenau, um dos que mais sofreu com as consequências dos desastres naturais em 2008. O projeto tem como objetivo a formulação de estratégias de avaliação de riscos com o planejamento da expansão urbana, envolvendo a recuperação e a reconstrução de áreas de risco.
Prefeito recebe comitiva da JICA
No dia 5 de junho, o prefeito Napoleão Bernardes receberá uma comitiva da JICA para avaliação do Gides em Blumenau. Na ocasião, será realizada uma visita de campo a uma das áreas piloto do projeto, no bairro Fortaleza Alta.