Gaspar (SC) está em estado de alerta após registrar 120mm de chuva em 24h

Ocorreram deslizamentos, alagamentos em via pública e residência, quedas de árvores, deslocamento de rocha.

Alagamento na Estrada Geral Águas Negras, em Gaspar | Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Gaspar informou que está em situação de alerta por conta do grande volume de chuvas que causaram vários deslizamentos. Entre às 8h de sábado e domingo (26 e 27/11/22), foram registrados 120mm de precipitação pluviométrica, mas o nível do rio Itajaí-Açu está dentro da normalidade com 1,41 metro.

Até às 7h de hoje (27), já foram atendidas onze ocorrências, entre alagamentos em via pública e residência, quedas de árvores, deslocamento de rocha e deslizamentos. Os bairros mais afetados foram Margem Esquerda, Figueira, Gaspar Mirim e região do Belchior. As equipes seguem em plantão pelo 199 e em monitoramento de áreas de risco.

Queda de rocha no bairro Belchior, em Gaspar | Foto: Defesa Civil

A previsão do tempo aponta chuva contínua, de moderada a forte, até quarta-feira (30). Por conta disso, a Defesa Civil pede às famílias que residem próximo a morros e encostas ficarem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros sinais.

Em caso de dúvida ou pedido de ajuda, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 ou WhatsApp (47) 99236-2147 para evitar maiores prejuízos. A população pode acompanhar os alertas e informações através do site Defesa Civil de Gaspar ou do app Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Alagamento na Rua Rio do Sul, em Gaspar | Foto: Defesa Civil