Gaspar realiza mutirão usando Escleroterapia com Espuma em 200 procedimentos vasculares

Médicos aplicam espuma densa para eliminar varizes de pacientes com problemas circulatórios.

Foto: Amanda Weber [SECOM/Gaspar]

Desde segunda-feira (9/01/23), a Secretaria de Saúde de Gaspar (SC) realiza um mutirão de procedimentos não cirúrgicos para eliminar varizes. Os médicos que aplicam a Escleroterapia com Espuma são da Bahia e devem atender cerca de 200 pacientes pelo SUS que têm indicação dos especialistas vasculares.

O procedimento segue até quinta-feira (12) na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi com agendamentos que foram feitos pela Secretaria de Saúde.  A técnica consiste na aplicação de uma substância em forma de espuma que redireciona o sangue, melhorando a circulação sanguínea e eliminando as varizes.

O produto é aplicado diretamente nas veias ou vasos obstruídos, pode ser usado um ultrassom como guia e o efeito é imediato. “Após a aplicação é recomendado que o paciente caminhe de 15 a 30 minutos para ativar a circulação e, em alguns casos, recomendamos meias de compressão. Depois, vida normal, não é necessário repousou ou internação”, explica o Dr. Gibran Swami, um dos médicos que trabalha no mutirão.

O prefeito Kleber Wan-Dall e o secretário de saúde, Francisco Hostins Junior, estiveram acompanhando o atendimento. “Esse é um procedimento que, para o SUS, é um grande avanço. Evitar cirurgia, nesses casos, oferece mais qualidade de vida para as pessoas e ainda é um procedimento que pode ser feito na policlínica, sem prejudicar os atendimentos do Hospital. Agradecemos o Dr. Gibran e o Dr. Itamar e toda nossa equipe que fez com que esse atendimento fosse possível”, reforça o prefeito.