Com o objetivo de celebrar a cultura negra e apoiar as manifestações sociais e artísticas da população, Gaspar recebe de 16 a 29 de novembro, uma programação especial do Mês da Consciência Negra.
As ações desenvolvidas envolvem exposições, debates, palestras, formações e muita cultura, em diversos espaços públicos do município. As atividades vão trazer o protagonismo negro em diferentes linguagens artísticas, como na música, artesanato, arte, literatura, oficinas e formações.
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Foi escolhido o dia 20 de novembro, por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.
A Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. A comemoração homenageia as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2019, a população negra no Brasil é de 56,2%. Mesmo que representem a maior parte de brasileiros, as pessoas negras são protagonistas das mais altas taxas de desempregos, analfabetismo, violência, marginalização, entre outros.
Em Gaspar, Movimento Afro Raízes do Vale (MARV) busca valorizar e resgatar e mostrar a contribuição do negro na sociedade brasileira, mas principalmente no município. “Temos uma visão histórica que atrela simplesmente o negro a escravidão. Ignorando toda sua história e conhecimentos milenares em África. Esquecemos também que o Brasil foi construído por muitas mãos e que a contribuição negra foi de suma importância para o desenvolvimento do país e para Gaspar”, explica a integrante do grupo, Ângela Maria Rosa Custódio.
O grupo MARV também atua diretamente na luta contra o racismo estrutural (conjunto de práticas discriminatórias, institucionais, históricas, culturais dentro de uma sociedade que frequentemente privilegia algumas raças em detrimento de outras). “Nossa sociedade foi construída com pilares racistas. O racismo estrutural está enraizado nas nossas vidas e só a educação com o passar do tempo, poderá mudar esta visão. O Movimento Afro Raízes do Vale procura em suas ações conscientizar para os males que o racismo provoca e construir uma sociedade mais consciente. A luta contra o racismo é uma luta de todos”, finaliza Ângela.
A programação da Semana da Consciência Negra em Gaspar é uma realização da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, Diretoria de Cultura em parceria com o Grupo Movimento Afro Raízes do Vale (MARV).
Confira a programação completa:
Exposição Casa das Oficinas: ‘A Cor preta em evidência”
De 16 a 29 de novembro – Câmara de Vereadores – 18h
Exposição EEB Frei Godofredo: ‘Pérola Negra’
De 16 a 29 de novembro – Paço Municipal (Prefeitura de Gaspar) – 17h
Exposição Movimento Afro Raízes do Vale (MARV): O Negro na História de Gaspar: Estamos aqui! Quem somos? De onde viemos?
De 21 a 25 de novembro – Casa das Oficinas Dagoberto Günther – 8h
Palestra Me. Fernando Mezadri: O Racismo estrutural na sociedade Brasileira
17 de novembro – Câmara de Vereadores – 18h
5º Negritude em Foco: Mostra Cultural (música, dança, teatro, exposição, entre outros)
19 de novembro – Praça Getúlio Vargas – 15h
Formação Prof. Cleber Fabiano da Silva – Africanidades na Literatura Infantil
21 de novembro – Biblioteca Pública Dom Daniel Hostins – 13h
Formação Prof. Cleber Fabiano da Silva – Literatura e cultura afro-brasileira
21 de novembro – Biblioteca Pública Dom Daniel Hostins – 18h
Roda de conversa: Vinícius Bosignari, Débora Fernandes e MARV – O Negro na História de Gaspar: Estamos aqui! Quem somos? De onde viemos?
22 de novembro – Casa das Oficinas – 19h
Escolas e CDIs trabalham com o assunto de forma individual, conforme o calendário escolar
Fonte: Prefeitura de Gaspar