GAECO apura esquema de corrupção, fraudes e sobrepreço de licitações em Rio do Sul (SC)

Operação "Verus Dominus", deflagrada nesta sexta-feira (22/11), cumpriu 24 mandados de busca e apreensão, incluindo nas cidades de Lontras, Blumenau e Itajaí.

Foto: GAECO/SC

Na manhã desta sexta-feira (22/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), com apoio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, deflagrou a operação “Verus Dominus”. A ação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. O foco da investigação são crimes de organização criminosa, fraude em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva.

Foto: GAECO/SC

As apurações revelaram indícios de um esquema complexo envolvendo funcionários públicos e empresários para fraudar licitações e contratações na Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul. As irregularidades incluem direcionamento de pregões eletrônicos para contratação de serviços médicos e dispensas de licitação relacionadas a reparos em postos de saúde atingidos pelas enchentes de 2023, além da manutenção de aparelhos de ar-condicionado.

Buscas foram realizadas na Prefeitura de Rio do Sul, na Secretaria de Saúde, nas sedes das empresas suspeitas e nas residências dos investigados.

A operação foi batizada de “Verus Dominus”, que significa “verdadeiro dono” em latim, em referência a um dos principais investigados. Segundo as apurações, ele ocultava sua identidade criando empresas em nome de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para garantir contratos com a Secretaria de Saúde.

A investigação segue em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas após a publicidade dos autos.

Sobre o GAECO

O GAECO é uma força-tarefa em Santa Catarina composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. O grupo atua na identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Foto: GAECO/SC
Foto: GAECO/SC