FURB sedia apresentação do projeto Sonora Brasil

sonora-Brasil

A história musical brasileira invade nesta sexta-feira (30/5) o galpão do curso de Arquitetura e Urbanismo (Câmpus 1) da FURB. O local receberá a partir das 19h a apresentação única em Blumenau do projeto Sonora Brasil, do Serviço Social do Comércio (SESC). A iniciativa, que chega em 2014 a sua 16ª edição, traz como tema “Tambores e Batuques”, e é apresentado pelo grupo gaúcho Alabê Ôni.

Formado pelos músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Walter “Pingo” Ferreira e Kako Xavier, o grupo Alabê Ôni foi formado especialmente para o projeto e traz ao palco um repertório de ritmos ligados à tradição religiosa e profana da cultura negra-gaúcha, como maçambiques, quicumbis, alujás e candombês. Os integrantes também são responsáveis por pesquisas ligadas a recuperação do tambor de sopapo, instrumento de percussão característico desta manifestação cultural no estado gaúcho.

Criado em 1999, o projeto Sonora Brasil é uma iniciativa do SESC que busca desenvolver programações que se identificam com a história musical brasileira. A ação possibilita a todos um contato mais profundo com a diversidade presente na música nacional e propõe o despertar de um novo olhar crítico sobre a produção e mecanismos de difusão da canção no país.

O evento é gratuito. Mais informações com a Divisão de Cultura (DIC) da FURB, no (47) 3321-0399.

via FURB | Texto: Giovana Pietrzacka/André Luiz Bonomini/Estagiário